Serafim propõe criação do DUT digital ao Detran-AM

Serafim propõe criação do DUT digital ao Detran-AM

O deputado Serafim Corrêa (PSB) sugeriu ao Departamento de Trânsito no Amazonas (Detran-AM) que o DUT (Documento Único de Transferência) seja disponibilizado aos condutores pelo site do órgão. A proposta foi feita ao diretor-presidente do Detran-AM na manhã desta terça-feira (21), durante cessão de tempo para a campanha ‘Maio Amarelo’, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

“A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) colocou tudo na internet. Se você quer uma certidão, você entra no site, emite um boleto, paga, e em duas horas tudo estará resolvido. Por que não colocar o DUT na internet, disponível em um aplicativo, em PDF? O documento ficaria disponível no próprio celular e seria desfeita a necessidade de você retirar o DUT nos postos do Detran. Isso faz  milhares de pessoas irem à sede do órgão, quando o procedimento poderia ser em meio digital”, sugeriu o parlamentar.

Serafim Corrêa ainda falou sobre o desconforto que os condutores passam ao ter que se dirigir à sede do Detran, na Avenida Mário Ypiranga.

“A sede do Detran termina provocando o que ela quer combater: o congestionamento. Ali na cabeça do viaduto, ao meu ver, precisa desapropriar uma ou duas casas na Avenida Maneca Marques para fazer um corte. Quem vai para o Detran, entra por ali, quem não vai para o Detran, entra na pista alternativa para pegar a Efigênio Sales e quem for para o viaduto, terá espaço para manobrar”, disse o líder do PSB na Casa.

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa, é necessário ampliar a capacidade no atendimento.

“Estamos avançando nesse sentido. Temos a habilitação digital e o (CRLV) Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital. A emissão do documento ainda é obrigatória. As atividades do Detran são regidas por normativos nacionais. Muitas ações e medidas não podem ser implementadas sem alguma autorização legislativa de competência da União ou do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, disse Sá.

Detran no interior

Serafim defendeu a presença do Detran-AM no interior, principalmente pelo grande número de motocicletas que lá circulam.

“Há alguns anos, quando prefeito de Manaus, fui ao município de São Sebastião do Uatumã. A cidade estava vivendo um reboliço porque juíza de direito chamou os dois policiais que haviam na delegacia para prender os mototaxistas que estavam dirigindo sem carteira. Eles foram ao meu encontro e disseram que o Detran nunca havia ido lá. Na ocasião, disse à juíza que além de não ser sua competência tal decisão, ela não poderia fazer isso porque não havia presença do Detran no município. É importante que o órgão faça a devida fiscalização no interior”, lembrou.

Texto: Luana Dávila

Fotos: Marcelo Araújo