Serafim Corrêa visita ruas do Distrito e sugere soluções

deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), que preside a Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul (Cicem) da  Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), apresentou nesta terça-feira (15), o resultado da inspeção realizada nas principais vias do Distrito Industrial de Manaus, com o objetivo de verificar  a real situação de conservação das vias. “A inspeção não foi para apontar culpados, mas  buscar caminhos para que possamos encontrar soluções”, disse o parlamentar.

O artigo 30 da Constituição  Federal que diz: “Compete aos municípios organizar e prestar diretamente ou sob o regime de concessão, ou permissão, os serviços públicos de interesse local”, deixa claro que a responsabilidade é da prefeitura que, no entanto, diz não ter recursos.

O deputado atribui o problema ao pacto federativo. “Nosso pacto federativo está de cabeça para baixo e, por conta disso, os municípios têm menos recursos do que atribuições e o Governo Federal tem mais recursos e menos atribuições”, explicou.

A avenida Itaúba foi a primeira a ser percorrida e apresentou muitos buracos e poças de água junto ao meio-fio, dificultando o trânsito dos veículos. Além do mato crescido, que contribui para o entupimento da rede de esgoto, poluição visual e a proliferação de doenças.

Ao longo do trajeto, também foi observado o estado do trecho de algumas vias correspondentes às fachadas de algumas empresas, que são cartão postal do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“O Distrito está mal cuidado, mas os trechos críticos são poucos e destaco quatro: um deles está próximo à empresa Evadin; o segundo está em frente à CCE, ambos na avenida Buriti; outro na empresa Samsung, na avenida Oitis e o outro no retorno da refinaria, o que dá pouco mais de 200 metros”. A Samsung chama a atenção devido a “cratera” que se formou na frente da fábrica.

Já a empresa Coplast, localizada na Buritis, adotou o bom senso e arborizou o canteiro central, além de cuidar da fachada. “Aqui no Distrito tem muita coisa ruim, mas  também tem muita coisa boa, um exemplo disso é a iniciativa da Coplast que assumiu a responsabilidade e cuidou do canteiro central, que transformou o local numa paisagem bonita. O problema da urbanização do Distrito vai ser resolvido quando houver entendimento entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Governo do Estado, prefeitura e empresários. Esse é o caminho”.

Os deputados Bi Garcia (PSD) e Dermilson Chagas (PDT), membros da Cicem, também participaram da ação no Distrito.

Texto: Assessoria Aleam