Serafim Corrêa demonstra preocupação com queda da produção no Amazonas

Deputado lembrou da preocupação manifestada no discurso sobre a necessidade urgente de destravar a ZFM

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) utilizou a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na quarta-feira (11), para se pronunciar sobre a crise na indústria no Amazonas.  Serafim repercutiu uma reportagem que mostrou a queda de 12,4% na produção.

“É um número alarmante. A nossa maior preocupação é que agora caia produção, no mês que vem vai cair a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)  e no mês subsequente o problema vai arrebentar no lado mais fraco do trabalhador, que é o emprego. Será inevitável que num segundo momento dessa crise haja redução pessoal”, disse o parlamentar.

Serafim também lembrou da preocupação manifestada no discurso da última terça-feira (10), na Aleam,  sobre a necessidade urgente de destravar a Zona Franca de Manaus. “A Suframa não realiza uma reunião do Conselho de Administração há oito meses. Atualmente, existem 130 projetos com parecer favorável, esperando para entrarem em pauta. Como o Conselho não se reúne, isso gera insegurança e retrocesso porque dessa forma elas não conseguem se instalar”, afirmou.

Serafim  ainda disse que as travas vão além. A Amazonas Energia demora na liberação da demanda de energia elétrica para as empresas. Depois, o projeto precisa passar pelo Corpo de Bombeiros. O Brasil, ao lado de Angola e Portugal, são os únicos países que cobram essa exigência. “Os outros 202 países do planeta não possuem esse critério. Será que estamos certos? Acho que não. Temos o Ipaam, que até tenta dar celeridade a algumas demandas, mas acaba se deparando com uma legislação muito controversa, muito contestada. Isso causa uma instabilidade ainda maior. Os laudos do Implurb, por sua vez, também demoram muito. Precisamos fazer alguma coisa. Temos que juntar forças  e mobilizar os poderes. Esta Casa, a Assembleia, pode e deve contribuir para este debate e tentar ajudar no enfrentamento dessa crise, que vai machucar a todos:  União,  Estados, e, principalmente, municípios, trabalhadores,  arrecadação. Temos que fazer o possível para reverter essa situação”, concluiu.

Reforma Política

Ainda na tribuna, o deputado abordou a reforma política e disse que, na terça-feira (10), o Senado aprovou, em primeiro turno, uma PEC que acaba com a possibilidade de alianças nas eleições. O projeto é de autoria de José Sarney.

“Ao mesmo tempo em que se discute se a reforma será aprovada em fatias, preocupa-me a possibilidade de, na hora em que essas fatias forem unidas, tenhamos gerado um monstro. Eu entendo que seria melhor que houvesse a compreensão, o entendimento e o diálogo entre as lideranças políticas para que fizéssemos uma reforma que efetivamente funcionasse”, concluiu.

Texto e Foto: Assessoria do Deputado