Serafim Corrêa apresenta Pacto de Governança

Deputado disse que nos últimos cinco anos as despesas do setor público aumentaram substancialmente

O deputado Serafim Corrêa (PSB) elaborou uma proposta de Pacto de Governança que foi apresentado, na  manhã desta segunda-feira (9), durante Sessão Plenária  realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). De acordo com o deputado, nos últimos cinco anos, as despesas do setor público amazonense aumentaram substancialmente. Enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) cresceu 33,67% de janeiro de 2010 a dezembro de 2014, o MP-AM onerou seus custos em quase 80%, só para citar um exemplo.

A partir desses dados, Serafim Corrêa propõe através do Pacto de Governança debater soluções para superar os gargalos de gestão objetivando a melhoria dos serviços públicos no Amazonas.“É fácil constatar que a qualidade da despesa do setor público amazonense é ruim. As nossas prioridades muitas vezes são equivocadas. É inadmissível faltar medicamentos na Fundação Cecon e pessoas morrerem por isso, quando sobram recursos em caixa no final do ano em outros órgãos da administração”, defendeu o deputado.

O parlamentar propõe que  o Pacto seja formado pelo governador José Melo (PROS), pelo presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo,  pelo procurador-geral de Justiça  do MP-AM, Fabio Monteiro e finalmente pelo conselheiro-presidente do TCE, Josué Filho.

Os alicerces do Pacto de Governança são o controle a qualificação das despesas; a listagem e equação de problemas comum e a definição de metas e objetivos. “Assembleia, TJAM, MP e TCE limitarão suas despesas este ano aos valores constantes do Orçamento 2015. Não haverá suplementação”,  é o que defende Serafim Corrêa no Pacto de Governança.

Texto: Assessoria do Deputado