Serafim apela para prefeito cancelar concurso nacional para construção da Estação Hidroviária de Manaus

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) cobrou, na sessão desta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), celeridade no início das obras da Estação Hidroviária de Manaus, o Porto da Manaus Moderna, que já teve os recursos liberados pelo Governo Federal. A obra está orçada em R$ 264,4 milhões.

Em seu discurso, o parlamentar pediu que o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, responsável pela obra, desista de realizar um concurso nacional para escolha do projeto de construção da estação.

Ao lembrar da demora nas obras de restauração do Mercado Adolpho Lisboa, hoje já concluída, Serafim disse que “estamos vivendo uma maluquice”, e acrescentou que a realização de um concurso para definir um projeto pode atrasar ainda mais o início das obras, que segundo Corrêa, já tem um atraso de pelo menos 30 anos, por conta de uma série de impasses, entre eles a demora na liberação dos recursos.

“Não tem outro termo, é maluquice mesmo. O Governo Federal, tempos atrás, liberou recursos para a Prefeitura de Manaus fazer o restauro do Mercado Municipal. Liberou o orçamento através de um órgão e embargou através de outro. Agora é a situação inversa. O Governo Federal quer resolver a questão da Estação Hidroviária do Amazonas, uma obra que 100% das pessoas entende como  importante e necessária. Depois de muito tempo os recursos são liberados, é permitido o regime diferenciado para que a licitação se dê de forma rápida, e aí é a  Prefeitura de Manaus através do Implurb, dirigida por este grande e renomado arquiteto Roberto Moita, cria obstáculos. Tenho certeza que o prefeito Arthur Neto (PSDB) com sua clareza de raciocínio não vai permitir o prosseguimento desse impasse”, disse.

Texto: Assessoria Aleam