Segurança Pública

Por Marcelo Ramos

As cenas da atitude tresloucada de um grupo de PM’s atirando contra um jovem já dominado estarreceram a todos e nos levam a refletir que sem uma polícia bem paga, bem treinada e bem equipada não há seriedade na política de segurança pública.

O aumento do efetivo, já anunciado pelo Governador, é um passo fundamental, mas se não for acompanhado de medidas de valorização profissional e de controle e combate aos desvios de comportamento dentro da corporação, poucos resultados trará.

Amanhã na ALE/AM apresentarei um pacote de propostas legislativas buscando contribuir com a política de segurança pública. É sobre elas que passo a refletir com vocês leitores.

CPI da Violência Policial. Tem como objetivo identificar pessoas e grupos que atuam dentro da PM com conduta criminosa e desvio de comportamento, separando o joio do trigo e valorizando a grande maioria de bons policiais.

Câmeras nas viaturas. Instalar câmeras nas viaturas protege o cidadão da violência e os policiais de falsas acusações.

Proibir a disposição de policiais, praças ou oficiais, para órgãos não vinculados ao aparato da Secretaria de Segurança Pública. Hoje parte do efetivo atua em desvio de função, atuando ilegalmente na segurança de órgão públicos e pessoas. Precisamos de todo o efetivo atuando no combate ao crime.

Mudar as regras de promoção. Hoje as promoções na PM não têm regras claras, favorecendo o compadrio e a troca de favores. As regras rígidas e o controle social valorizarão os bons policiais.

Corregedoria Intinerante. A corregedoria precisa visitar quartéis, delegacias, acompanhar operações e fazer reuniões comunitárias.

Reciclagem. O policial só faz o curso de formação antes de assumir. É preciso reciclagem permanente de todo o efetivo.

Essas são algumas sugestões que buscam ao mesmo tempo prevenir condutas criminosas e desvios de comportamento, punir os que envergonham a farda e o distintivo, mas acima de tudo valorizar a grande maioria de bons policiais.

Marcelo Ramos é advogado e deputado estadual pelo PSB. www.deputadomarceloramos.com.br