Saúde para a juventude amazonense

É bem verdade que quando se fala em jovens a saúde é voltada para as questões relacionadas ao sexo, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. É de suma importância informar quanto a esses problemas, entretanto a questão é: nem só de sexualidade vivem os jovens!

Existe um universo de patologias que os afetam diretamente, sejam elas de ordem neurológica, motora ou psicológica. Sem contar os fatores sociais que influenciam e muito, ainda mais se levarmos em consideração os fatores ambientais de nossa região.

Vivemos em uma região do mapa brasileiro que é propicia a manifestações de doenças tropicais que não fazem distinção de idade, sexo ou raça para se instalarem e em alguns casos são devastadoras.

É importante usar todo tipo de teoria e aplicá-la de acordo com nossas necessidades para traçar projetos voltados para a saúde do jovem, em geral sem que o mesmo seja ligado sempre a ao clichê sexual.

O cuidado com a saúde do jovem vai muito além da simples informação através de folhetos explicativos, é preciso um cuidado maior que pode começar dentro das escolas, com palestras, acompanhamento e se necessário tratamento.