RO: Confúcio (PMDB) 50,8% x 32,1% João Cahulla (PPS)

Do Blog do Fernando Rodrigues:

Confúcio Moura (PMDB) venceria o 2° turno da eleição para governador de Rondônia com 50,8% dos votos se a votação fosse hoje, indica pesquisa do Instituto Phoenix. Seu adversário, o atual governador, João Cahulla (PPS), teria 32,1%. Votos nulos e indecisos seriam 17,1%.

A pesquisa foi feita de 5 a 8.out.2010 com 973 eleitores de Rondônia. Tem margem de erro de 3 pontos percentuais e está registrada no TRE-RO com o n° 28792/2010.

Sondagens sobre o 1° turno realizadas em Rondônia também pelo Instituto Phoenix mostram que Confúcio e Cahulla se alternaram na 1ª colocação. O resultado oficial do 1° turno divulgado pelo TSE deu 44% dos votos para Confúcio e 37,1% para Cahulla.

Alianças

O 2° turno de Rondônia tem 2 candidatos que apoiam Dilma Rousseff (PT), como também ocorre no Amapá e na Paraíba. Aqui, post sobre a influência das eleições estaduais na presidencial.

Outra particularidade de Rondônia nesta eleição é ser um dos 4 Estados onde o DEM quebrou a aliança nacional com o PSDB e se coligou com aliados de Lula e Dilma, apoiando Confúcio Moura (PMDB). O candidato do PSDB ao governo rondoniense foi Expedito Júnior (PSDB), derrotado no 1° turno.

Os outros 3 Estados onde demistas entraram para a base de Dilma são: Amazonas, na chapa de Omar Aziz, reeleito no 1° turno pelo PMN; Maranhão, com Roseana Sarney, reeleita pelo PMDB; e Amapá, com o governador Pedro Paulo Dias (PP), que perdeu no 1° turno.