Respeito à honra dos outros faz bem

acriticaO jornal A CRÍTICA de hoje traz como manchete a afirmação do Prefeito de que vai privatizar o transito de Manaus, entregando o seu controle a uma empresa “de fora” que já está contratada. Aproveita a oportunidade para atacar os funcionários do IMTT a quem acusa de estarem pegando “bola”. E depois diz que um transporte coletivo não pode ser predador do outro.

Veja a matéria:

O prefeito Amazonino Mendes garantiu, ontem, que nos próximos meses vai entregar o sistema de trânsito de Manaus para uma empresa de fora do Estado. A terceirização de alguns setores do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) foi dada como certa por Mendes, que afirmou não confiar na atuação do órgão. “Tudo o que falarem mal do IMTT é certo. O órgão só tem 500 funcionários e muita gente por lá anda pegando ‘bola’ (propina). Esse IMTT que hoje existe não merece minha confiança”, disse Amazonino durante reunião com taxistas da Central dos Taxistas Auxiliares e Permissionários de Manaus (Ctapam). “Não tenho estrutura para fiscalizar. Estamos despreparados para a sinalização da cidade. Não existem técnicos capacitados em Manaus, por isso pretendo entregar o setor para uma empresa que já está contratada para fazer um estudo do setor”, disse o prefeito. A mudança no IMTT é vista pelo prefeito com única solução para a concorrência “predatória” existente na exploração do transporte coletivo em Manaus. “Um transporte coletivo não pode ser predador de outro. Mas não posso resolver esse problema da noite para o dia. Só resolveremos essa situação com a organização do trânsito e do transporte da cidade”, lembrou Amazonino.

São várias “pérolas”. Todas assustadoras. Destaco algumas:

A primeira, a privatização pela entrega do setor a uma empresa de fora que já está contratada. Como? Sem licitação, sem que ninguém saiba. Será possível privatizar a administração do transito? Creio que não. Com a palavra os órgãos competentes.

A segunda, as duas acusações aos funcionários do IMTT e aos técnicos de Manaus. Diz ele que não existem técnicos capacitados em Manaus. Ou seja, não é apenas na Prefeitura, é na cidade. E por isso tem que trazer uma empresa de “fora”, sem licitação. Que coisa feia! Depois acusa generalizando os funcionários de estarem pegando “bola”. Toda generalização é injusta e perigosa. Se existe algum fato concreto, que se apure. Comprovado, que se puna. Agora generalizar é brincar com a honra alheia. E um governante não pode fazer isso. Aos funcionários do IMTU e do IMTRANS a minha solidariedade.

A terceira, que um transporte coletivo não pode ser predador do outro. Isso é o óbvio, mas perguntar não ofende: quem foi que negociou com os kombeiros da Zona Norte tendo a frente a Suely da Kombi Lotação trocando o transporte ilegal de eleitores nos dias da eleição pela autorização quando chegasse ao poder? Fui eu? Não. Foi ele. E o resultado só poderia ser o que se vê.

O atual Prefeito continua metendo os pés pelas mãos. Todo dia faz mais uma coisa errada. Dessa vez, fez várias ao mesmo tempo, e ainda por cima mexeu com a honra alheia e de pessoas humildes.

Lamentável.

14 thoughts on “Respeito à honra dos outros faz bem

  1. A declaração do Prefeito foi totalmente infeliz e desrespeitosa com os funcionários da IMTT (EMTU. Será que não temos profissionais que possa implementar projetos de melhoria na Cidade? Será que às instituições como Universidades públicas ou privadas não possuem profissionais capacitados que possam resolvê-las?
    Os profissionais do Conselho Regional de Engenharia não podem contribuir ?
    Pobre a comunidade em que seu governante a desrespeito. ACORDA MANAUS.

  2. Com esta medida (se é que é possivel), acaba de passar um atestado de incompetente (aliás uma de suas maiores virtudes). Não era este sr que resolveria todos os problemas de nossa Manaus. E agora? O que fazer com este governante inexpressivo e mentiroso, além de está depreciando o funcionalismo municipal.

  3. AMAZONINO ESTÁ DANDO UM TIRO NO PÉ A CADA NASCER DE SOL.AS URNAS EM 2010 VÃO LHE DAR O TROCO.

  4. Sarafa, o Atrazonino Mendes tá complicando tudo, e ainda se acha no direito de manchar a honra de toda uma categoria. Esse Prefeito tem que pedir para sair.

    Esse Maluf do Amazonas é um brincante em dizer que os funcionários de estão pegando “bola”. E ele que declara ter somente 3 (tres) milhões de reais, kkkkkkkkkkkk… isso sim é piada! Tua hora tá chegando Atrazonino!

    Volta logo Sarafa!!

  5. O prefeito esta realmente em estado de loucura,o negão ta cada vez mais alucinado,em total demência.O povo agora esta voltando e ja tem saudades do Sarafa,o povo era feliz e não sabia.além de ser retrogrado,não se entende.

  6. É triste Serafim, em pleno 2010, encararmos o retrocesso que se chama “Amazonino” em Manaus.
    Se ele tem conhecimento de propina, ele tem a obrigação de mandar apurar. Se não, ele deve ser responsabilizado.
    Eu não entendo a passividade do MP do estado nessas ocasiões.
    A coisa está complicada.
    Lá na SEMEF, por exemplo, temos uma secretária que desmontou a estrutura que liberava alvará em até duas horas. Tentou copiar a idéia da administração Serafim de juntar todos os órgão municipais em um mesmo espaço fisíco para agilizar a abertura de empresas em Manaus. Mas até para copiar esse pessoal é ruim. A coisa lá piorou muito. Acabou-se a simplificação. O negócio é complicar. Logo, logo, este assunto sai na imprensa.

  7. SERAFIM,

    Coitados dos Taxistas de Manaus, o Mazoca ainda vai criar mais concorrentes a uma classe que está na berlinda co a concorrência predatória que existe no Sistema de Transporte de Manaus.
    O caro PIROU !!!

  8. É por isso que dizem que o Amazonas é terra sem Lei, aqui tudo pode. Sim mais por onde anda os partidos de oposição com seus Vereadores, Senadores, Deputados Federais que não acionam o Ministério Publico Federal e Estadual, para que adote as medidas jurídicas, necessárias e urgentes para frear mais esta arbitrariedade e esse desmando da atual Administração da Prefeitura de Manaus. Deputado Marcelo Serafim por favor faça alguma coisa!

  9. O ke o prefeito falou ea mais pura verdade, concordo em tudo ke o nosso prefeito AMAZONINO MENDES disse…
    e Sarafa se tu tivesse sido um bom prefeito tu estaria la na prefeitura neste momento…

    O prefeito esta ordenando o trasporte coletivo, esta asfaltando as ruas de manaus coisa ke vc naum fez, o Amazonino tem apenas 9 meses de governo e esta tendo ke ordenar coisas de 4 anos ke manaus fikou eskecida!

    tenho 19 anos e naum faço parte nem do governo e nem do partido do prefeito sou apenas um cidadão de manaus!

  10. Serafim,

    Creio que o governante ou qualquer autoridade deve mandar averiguar atos administrativos dos quais tenham conhecimento e que destoam do direito.sou do quadro do IMTT e fiquei decepcionado por perceber que os governantes não dão a importância devida aos quadros funcionais,eu além da experiência tenho um curso de especialização em engenharia de trânsito,quando dão declarações como esta do atual prefeito,e que parece ser uma espécie de febre digo por perceber as nomeação para gerir o trânsito como autoridade de Trânsito nos últimos 03 anos, muitos sequer com conhecimento prévio,mas política é política.

  11. O que é lamentável é você perceber que depois de algumas décadas, você enquanto pessoa e cidadão, evolui, mas a sua cidade não. E o que é pior, será a mesma cidade que abrigará sua família e ofuturo do seu filho, caso este não encontre outras oportunidades lá fora. Manaus está violenta, e olhe que a logística de entrada e saída aqui é complicada hein! Manaus é uma cidade, sem dúvida, cheia de oportunidades, mas na mesma proporção de problemas que a cada ano se tornam mega problemas. Entre eles o trânsito. Ninguém tem a coragem de enfrentá-lo, e falta muito dinheiro. Outro grande problema é a infra-estrutura urbana básica, saneamento, energia e distribuição de água. que acabam por esfacelar a malha viária da cidade. Uma cidade sem saneamento básico, sem distribuição de água, sem projetos da malha de telefonia, da rede de gás terá como resultado constantes abre e fecha buracos para manuenteção de suas redes, deixando a malha viária da cidade um caos com asflato cheios de remendos frágeis e as famosas “costelas de vacas” e elevados no asfalto “mondrongos” fazendo com que o trânsito flua apenas na faixa central, o que consequentemente irá causar consgestionamentos. E não podemos esquecer dos azuizinhos, que são tão poucos que agora são chamados de invisíveis.Portanto, sem azuizinhos, sem sinalização e sem regras iremos tornar o trânsito de Manaus um espelho do trânsito na índia. Faltando apenas importar as vacas para andar no meio dos carros.

  12. Se no passado se importou médicos de Cuba…
    Hoje se importa quem administre o transito…
    Acordem funcionários públicos.Qual categoria sera a próxima a ser substituída?Incompetentes nÒs?Incompetente? Sim,o gestor…

Comments are closed.