Quem falava em parques em Manaus?

O projeto da Praça da Saudade, resgatando o desenho original
O projeto da Praça da Saudade, resgatando o desenho original

Ninguém falava em parques em Manaus. Quando assumimos a Prefeitura, tomamos a iniciativa de fazer o primeiro, o Parque Ponte dos Bilhares, que é unanimidade. Não há quem possa negar a importância dele no meio de uma selva de pedra. Fizemos, também, o Passeio do Bindá, um oásis ao lado do Conjunto Eldorado. O Parque Lagoa do Japiim, reivindicação da comunidade, foi o terceiro espaço para atender a todos, transformando uma área de tudo que não prestava num espaço de lazer, cultura e esporte.

Na seqüência, numa boa iniciativa, o Governo do Estado decidiu fazer um Parque no entorno do Palácio Rio Negro, que denominou Senador Jefferson Péres numa justa homenagem a quem tanto lutou pela recuperação do Centro Histórico de Manaus. O Parque está bonito, deve ser conservado e é um espaço privilegiado. Na edição de domingo de A CRÍTICA, no Caderno CIDADES, traz página dupla de propaganda do Parque Senador Jefferson Péres, o que é absolutamente normal. Traz também matéria sobre praças e largos, em espaço bem menor do que o da propaganda, e aí faz duas afirmações que rechaço de pronto.

A primeira, em relação ao Parque Lagoa do Japiim. Diz que foi inaugurado nos últimos dias da minha administração sem a infra-estrutura de esgotos, o que causou um odor insuportável e conseqüente fechamento. Isso não é verdade. O Parque fica abaixo de casas do bairro da Japiimlandia. Foi feita a coleta de todas as águas para uma estação de tratamento que funcionava normalmente. No entanto, a atual administração simplesmente abandonou o Parque, não deu manutenção durante sete meses à estação e é óbvio que assim procedendo, ocorreram problemas. Lamento que A CRÍTICA, em especial a jornalista Ana Celia Ossane, não tenha feito contato comigo ou com qualquer outra pessoa da minha administração para ouvir o outro lado, como manda o bom jornalismo.

A segunda, é a afirmativa do secretário Robério Braga de que o projeto da restauração da Praça da Saudade é da sua secretaria e que está sendo implantado pela Prefeitura desde a minha administração. Isso também não é verdade.

Vamos relembrar os fatos.

O prédio da SEJUS, que ocupava parte da praça, e que foi demolido
O prédio da SEJUS, que ocupava parte da praça, e que foi demolido

O saudoso Senador Jefferson Péres iniciou processo propugnando pela derrubada do prédio que ocupava parte da Praça da Saudade e onde estava a SEJUS que não tinha para onde ir. O Ministério Público chamou a Prefeitura, através do IMPLURB, e o Governo do Estado, através da SEC, para tratar do assunto. Depois de várias reuniões nas quais a Prefeitura foi representada pelos Secretários Carlos Valente e Claudemir Andrade e pelos arquitetos do quadro do próprio IMPLURB Pedro Paulo Cordeiro e Victor Marques Nunes houve consenso que não bastava derrubar o prédio. Era preciso restaurar a praça.

Todo o projeto foi desenvolvido pelo IMPLURB. A SEC colaborou com parte da pesquisa icnográfica. Tudo sob a supervisão do Ministério Público na pessoa do Dr. Paulo Stélio. A audiência pública para apresentação e aprovação do projeto foi no auditório do Ministério Público. Após a mudança da SEJUS para o prédio da antiga Assembléia, aconteceu a demolição do prédio e lá estavam, dentre outros, o Senador Jefferson Peres, o Dr. Paulo Stélio, a Dra. Flávia Grosso ( os recursos para a restauração vieram da SUFRAMA através de Emenda do senador) , o vice prefeito Mário Frota, o senador Evandro Carreira e o próprio Robério Braga como mostra a foto acima. A primeira marretada para derrubar o prédio foi dada por mim.

A marretada simbólica na demolição do prédio da SEJUS
A marretada simbólica na demolição do prédio da SEJUS

Portanto, não é verdade que o projeto seja da SEC. Ao Governo do Estado ficou reservado a restauração do casario no entorno, o que até hoje não deu início.

Depois da derrubada do prédio, a obra foi licitada, contratada e iniciada na minha administração. Os recursos foram viabilizados pelo Senador Jefferson Péres junto à SUFRAMA. Cabe a atual administração concluir a obra. Já se passaram oito meses e ela não anda. Deixamos a obra contratada e o dinheiro em caixa. Por que as coisas não acontecem, eu não saberia dizer.

Registro aqui que o secretário Robério Braga tem grandes e muitos méritos na recuperação do Centro Histórico. À frente da Prefeitura, sempre que pude, apoiei suas iniciativas, como por exemplo, na recuperação da Praça da Polícia.

Agora ele tem um defeito grave que é o de se apropriar daquilo que não fez. Vou dar um exemplo. Uma semana antes de morrer, o Senador Jefferson Péres e eu estivemos no Cemitério São João Batista e ele mostrou a necessidade de serem restaurados os pórticos de entrada e os gradis do cemitério. A restauração foi feita pela Prefeitura com a fiscalização diária e permanente da Dra. Marlídice e da Dra. Etelvina Garcia.

Para minha surpresa, o Robério, que não teve nada a ver com o assunto, apareceu no JORNAL DO AMAZONAS da TV Amazonas, em frente ao cemitério, dando aula sobre o tema e deixando entender que a obra era dele.

Um amigo que assistiu a reportagem, telefonou-me indignado, e disse:

“Porra Serafim, o Robério quer ser dono até do cemitério!”

13 thoughts on “Quem falava em parques em Manaus?

  1. O dudu paga bem a imprensa marrom que se comporta como um orgao de comunicaçao do governo!!!

  2. pra voce ver serafim o que sofreu a ministra dilma com a pressao da oposiçao e da midia baseada em factoides da cabeça vazia da senhora lina vieira, cujo marido era ex-ministro de fhc!!! mas amidia “imparcial” nao fala isso, primeiro faz o estrago e nao pede desculpas como no teu caso!!!

  3. Perguntas sem respostas
    Qual a obra, que tenha pelo menos, sido iniciada, nesta gestão?
    Onde anda a velocidade (das obras e projetos), tão propalada na campanha do ATRAZONINO?
    O que mais fez este prefeito, a não ser, viajar?
    Chamem o velhinho da campanha, para dividir essa morosidade com o Atrazonino, doarei uma rede, para que os dois apreciem diante da televisão, o quanto são preguiçosos.

  4. Não tem nada o fato da mentira da ministra Dilma (PT) (que se orgulha de ter mentido na Ditadura, alguém tem que lhe dizer que há mais de 20 anos não vivemos mais sob as botas dos militares) com a questão destacada pelo prefeito Serafim. Aliás, Sarafa, faltou a você um plano de mídia, por isso Robério e outros posam ao lado das suas realizações.

    Prefeito, o senhor tem que mostrar mais a cara, tem que colocar já o bloco na rua. Os grupos já estão se organizando, e, o PSB e o senhor não podem perder tempo. Reúna logo PSDB, DEM e PPS com o PSB, PDT e PSDC. Arthur já está se “entendendo” com o governador, e Pauderney com Amazonino. Seja mais “vivo” e faça tudo diferente do ano passado. Faça um PLANO DE MÍDIA JÁ!!!

  5. bem a ministra mentiu na ditadura pra proteger seus colegas e nao somente ela, mas varios que estavam na luta contra a ditadura. agora se voce e outros como agripino maia estavam no lado da cipoada dos militares q bom pra voce!!!!
    e mais; nao usei o exemplo da mentira da ministra na situaçao nobre quando lutava contra o regime limitar, citei a mentira da senhora lina vieira que quando exerceu cargo de confiança, na receita federal, relata ter tido uma reuniao com a ministra dilma na qual teria sido pressionada a agir com celeridade no caso do processo de investigaçao do filho de sarney. mentira, pois nao conseguiu provar nem com ajuda da oposiçao (dem e psdb) nem da midia!!! este exemplo foi uma deixa ao serafim que em post anterior defendeu a lina, mas nao pediu desculpa a ministra quando desmascarada a farça!! serafim provou da mesma picada, entao nao adianta reclamar!!! nao se espera defesa de mentiras em blogs, senao é melhor assistir o telejornal que te picas!!! abraço serafim!!!

  6. Não dá pra pedir desculpas pelo que a Dilma faz, meu nobre.
    Ela é que tem que pedir desculpas pelo que anda aprontando.

  7. Concordo 100%. Não adianta nada fazer e deixar os vigários levarem o crédito.
    Publicidade também faz parte da boa política.

  8. Creio sempre em sua honestidade e sinceridade, transparência. O que podemos dizer desse assunto é que os caras são excelentes marqueteiros, talvez seja o que nos falta!!!

  9. “Prêmio” aos que ajudaram a eleger a atual administração da cidade

    A atual administração municipal fechou o Parque Lagoa do Japiim.
    Eles deixaram o parque se deteriorar lentamente: primeiro deixaram as luminárias se apagarem, depois foi o matagal crescendo, em seguida o odor insuportável. Foi o fim das nossas caminhadas matinais, vespertinas e noturnas.
    Uma verdadeira desconstrução daquele belo empreendimento.
    Tudo para arranhar a imagem da administração anterior.
    Essa “filosofia de trabalho” já era bem conhecido dos munícipes.

    Mas, para se ter ideia, o último e fatal golpe foi o desligamento da alimentação elétrica do Parque. Quem quiser pode comprovar e só ver o poste de alta tensão tombado sobre o muro localizado na parte de trás do parque.

    Um verdadeiro descaso com o dinheiro público.

    Cadê a imprensa que não vê isso: a Critica, CBN, Em Tempo, Diário do Amazonas?

    Ministério Público apareça.

    Esse é um “Prêmio” aos moradores do Japiim que ajudaram a eleger a atual gestão municipal , pois, creiam, lá, mesmo com esse importante empreendimento, o Sarafa perdeu.

    Não sei se lamento ou se digo “bem feito!”

    Por agora convoco: Moradores do Japiim “despertem”, chega de descaso. É hora de recuperar o voto perdido.

  10. Meu caro Serafim!!!

    Por que não molhaste a mão da imprensa??? Por que não lançaste mão dos mesmos recursos do grupo ao qual causaste um hiato de quatro anos na PMM (só falta o governo)??? Não precisas responder!!! É porque tu não és farinha deste saco. É porque tu podes te orgulhar de andar com a cabeça sempre erguida diante dos teus eleitores, diferente deles.

    Mas eu sei que a seriedade vai retornar, e é em 2010.

    Abraços!

  11. Cliferton Lucas! Você tem vocação para martir? Creio que não! Assim como a hoje ministra-chefe da Casa Civil, acho que você não suportaria o pau-de-arara, choques elétricos, estupros (no caso dela), atentados violentos ao pudor (no seu caso), como ocorriam nos porões dos DOPS espalhados pelo país. Há casos em que a mentira é tolerada, e até aceita, como no caso de Dilma Roussef.

    Eu nasci no ano mais cruel da ditatura militar (1968) e acompanhei os resquícios dela. Lembro-me de, aos 7 anos, ver meu pai desesperado, nos colocar de frente para a TV e nos fazer cantar o hino nacional, ao passo que uma viatura da polícia fazia ronda. O hino nacional era executado ao meio-dia.

    Eu lembro muito bem do “Pacote de Abril”, em 1977. Eu me lembro do medo dos meus pais (meu pai já era advogado e minha mãe, finalista do curso de direito)e dos lamentos pelo famigerado pacote de Ernesto Geisel. Para satisfazer minha curiosidade infantil, meus pais, didaticamente, me explicaram o que aquilo significava… submissão de um poder (judiciário) sobre o outro (executivo, mas bem que podia ser moderador, mesmo).

  12. Lamentavelmente, vivemos em um país onde a mentira parece ter sido institucionalizada. As pessoas demonstram não ter nenhum compromisso com a verdade. E, é lamentável, que os meios de comunicação estão, na sua maioria, a favor desses interesses duvidosos. Não é por acaso que muitos dos ditos jornalistas, ao invés de se comprometerem com a verdade dos fatos, aliam-se à siglas partidárias e governos no intuíto de desfrutar de privilégios. Mas, a verdade é que o ex-prefeito Serafim, por ser um pai de família, teve a sensibilidade de criar espaços público de lazer e entretenimento para toda a família. É impressionante como uma praça ou parque pode ser um espaço extremamente democrático. A diversidade está presente: pessoas de todas as raças e credos, jovens, crianças e idosos. Ricos e pobres. Parabéns por tão nobre iniciativa. O parque recém inaugurado deixa a desejar em termos de infra-estrutura se comparada a do Parque dos Bilhares. Só lamento que em ambos os parques temos que conviver com o esgoto, que ainda não é tratado como deveria.

  13. Acredito que faltou o Prefeito mostrar a paixão por aquilo que fez, deveria ter sim investido em publicidade sobre tudo o que fez… se não o fez deveria ter feito o boca a boca…. qts vezes o Sr Ex prefeito foi a algumas dessas praças presenciar realmente como estava as pessoas que por ali andavam, como o ambiente estava, se as pessoas estavam se sentido bem lá, será que esta praça não era tão digna de um prefeito andar por lá, conversar com as pessoas? isso seria se expor demais? por que em época de eleições se expõem tanto e depois que assumem um mandato não existe contato com as pessoas… vejo uma obra como um bom prato de um bom cozinheiro, que gosta e tem paixão de fazer o que faz não para si mas para os outros.. enfim afinal estamos falando de política.. e acredito que não exista ainda tal prefeito ou que tenha existido.

    Acredito ser um provérbio chinês:
    “”O medíocre fala de pessoas.
    O comum fala de fatos
    O sábio fala de idéias.”

    Acho que aqui é uma ótimo espaço para o ex-prefeito falar de idéias novas e ouvir e abraçar novas idéias.

    Torço para o sucesso do ex-prefeito, mas como cidadão sempre espero por mais.

Comments are closed.