QUATRO ANOS ATRÁS MANAUS GANHAVA O “REMÉDIO FÁCIL”. HOJE O BRASIL GANHOU O “SAÚDE NÃO TEM PREÇO”.

No final de 2006, o Dr. Jesus Pinheiro, então secretário municipal de saúde, procurou-me para apresentar um programa elaborado por sua equipe da SEMSA que objetivava garantir medicamentos básicos à população.

A proposta era disponibilizar medicamentos de grande necessidade como, por exemplo, os que atendem os hipertensos e diabéticos.

Fiquei encantado com a proposta pelo seu alto alcance social. E decidimos que o programa seria chamado de “REMÉDIO FÁCIL”, com 62 medicamentos básicos, que seriam disponibilizados à toda população apenas exigindo a receita médica para evitar a auto medicação. Em cada unidade de saúde seria afixada uma placa com os dizeres: “AQUI NÓS TEMOS REMÉDIO FÁCIL COM RECEITA MÉDICA” , seguidos da lista dos 62 medicamentos e os telefones para qualquer denúncia sobre eventuais faltas.

O programa foi lançado e implantado em toda cidade. Mais de 270.000 pessoas buscavam a cada mês o seu medicamento nos postos da Prefeitura. Hipertensos e diabéticos buscando captopril e metiformina eram mais de 120 mil.

Reformamos quase todas as chamadas “Casinhas do Médico da Família” e como em todas as demais unidades de saúde estava lá a placa. Esse programa melhorou a qualidade de vida de muita gente que antes até tinha a receita médica, mas não conseguia tomar o remédio porque não tinha dinheiro para comprá-lo.

Clique nas imagens menores para vê-las ampliadas

Por conta desse programa, em 2008, fui homenageado pelo Conselho Federal de Farmácia em Brasília e compartilhei tal homenagem com o Dr. Jesus e toda a sua equipe.

A nova administração entrou e começou a desmontar o programa. As placas foram retiradas, os telefones para reclamações emudeceram, numa prática equivocada de não continuar as coisas boas da administração anterior, pensando que com isso me atingiam. Na verdade, atingiram os usuários do programa, o que é lamentável.

Hoje, no Palácio do Planalto a Presidente Dilma Roussef e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estão lançando o programa “Saúde não tem preço” que objetiva dar gratuitamente remédios para hipertensão e diabetes de graça à população como se vê pela notícia publicada no UOL e reproduzida abaixo:

“Drogas contra hipertensão e diabetes do Aqui Tem Farmácia Popular serão oferecidas de graça” – Do UOL Ciência e Saúde* – Em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram nesta quinta-feira (3), em Brasília, a gratuidade dos medicamentos contra hipertensão e diabetes disponíveis no Programa Aqui Tem Farmácia Popular. A iniciativa ganha o slogan “Saúde não tem preço”.

As medidas devem ser implementadas pelos estabelecimentos conveniados até o próximo dia 14, período concedido para adaptação dos sistemas de vendas das farmácias conveniadas. As farmácias e drogarias que se adequarem antes desse prazo já podem oferecer gratuitamente medicamentos contra hipertensão e diabetes aos usuários do programa.

Durante o anúncio, Padilha assinou portaria normatizando a oferta gratuita desses medicamentos. “O nosso objetivo é ampliar o atendimento à população como também estimular o uso adequado de medicamentos”, explica Padilha. “Com isso, será possível melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade dos brasileiros acometidos por hipertensão e diabetes, independentemente de eles serem usuários ou não do Sistema Único de Saúde”, acrescenta.

O programa inclui 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma), além de fraldas geriátricas. Para ter acesso aos produtos é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica.”

No momento em que a Presidencia da República e o Ministério da Saúde passam a fazer no Brasil aquilo que implantamos em Manaus quatro anos antes, só posso ficar muito orgulhoso de ter sido a minha administração pioneira nessa área e cumprimentar todos os profissionais da SEMSA, na pessoa do então secretário Dr. Jesus Pinheiro, que criaram, implantaram e fizeram funcionar o programa “REMÉDIO FÁCIL”.

Obrigado e parabéns a todos.

3 thoughts on “QUATRO ANOS ATRÁS MANAUS GANHAVA O “REMÉDIO FÁCIL”. HOJE O BRASIL GANHOU O “SAÚDE NÃO TEM PREÇO”.

  1. Sinto-me orgulhoso como vc Serafim de ter vivenciado e até contribuido com esse momento memorável da saúde pública da nossa cidade.
    Há falsos homens públicos que preferem destruir um programa pelo simples prazer de não vê-lo associado à figura de quem o criou e aí o povo é quem paga.
    Parabéns Serafim pela sua visão de homem público preocupado verdadeiramente com o social.

  2. Tem muita coisa boa da sua administração que a sociedade em geral não sabe. Fico triste de ver Manaus tão abandonada. Parabéns pela iniciativa.

Comments are closed.