PSB: Ciro é opção

serradilmaciro

Do Blog do Inaldo Sampaio:

Fogo Cruzado
PSB deseja manter a candidatura de Ciro

Já está com o presidente Lula o resultado da pesquisa nacional encomendada ao Ibope pelo PSB sobre a intenção de votos dos brasileiros para a presidência da República.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vence Dilma Rousseff (PT) em todos os cenários, sendo que em algumas simulações a ministra chefe da Casa Civil perde para Ciro Gomes (PSB).

Nas simulações em que Ciro Gomes é afastado da disputa, o eleitorado dele não migra para Dilma, e sim para Serra, o que de certa já era esperado porque o deputado cearense tem sido um crítico implacável do PT, embora preserve o presidente Lula e o seu governo.

Daí o governador de Pernambuco ter dito ao presidente que é importante para o projeto político do governo a manutenção de dois candidatos: Dilma Rousseff e Ciro Gomes.

Em 2010, ano em que a eleição se realizará, analisa-se a conveniência de marchar com uma ou com duas candidaturas, dependendo da conjuntura.

Em 2006, por exemplo, foi importante para as esquerdas pernambucanas marcharem com dois candidatos – Eduardo Campos e Humberto Costa – para tomar o governo das mãos do PFL. Assim como foi importante em 2008 a candidatura única de João da Costa (PT) para derrotar Mendonça Filho (DEM).

O presidente Lula, em princípio, concorda com os argumentos do governador e nada fará que esteja ao seu alcance para implodir a pré-candidatura do ex-governador do Ceará.