Polícia Militar deve abrir um GPI no núcleo 16 da Cidade Nova

Intermediador da mesa, o vereador entre o delegado da PC, João Ferreira Neto e o coronel Moisés e à sua direita, o empresário César Tadeu

Durante o I Fórum de Políticas Públicas, que discutiu propostas para o serviço de transporte coletivo e táticas para combater a criminalidade no núcleo 16 do bairro Cidade Nova IV, zona norte de Manaus, a associação dos moradores daquela localidade recebeu algumas promessas por parte dos participantes.

O evento, que teve como intermediador o vereador Elias Emanuel (PSB), aconteceu na noite do último sábado (19), na escola CIED, localizada naquele núcleo.

O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Moisés, prometeu instalar um Grupo de Policiamento Integrado (GPI), a ser abrigado – num primeiro momento – no Centro Social do núcleo. Ainda esta semana, a organização do Fórum deve se reunir com o coronel e o tenente Saltelo, que comanda a GPI instalada recentemente no conjunto Novo Mundo, na Cidade Nova, e que tem trazido resultados positivos àquela área.

O objetivo do encontro é amarrar e definir a instalação do GPI no núcleo 16 e, dessa forma, discutir estratégias para inibir a onda de criminalidade e violência que tem atingido este conjunto, um dos maiores da Cidade Nova.

Moradores da área que participaram do Fórum cobraram maior participação das polícias civis e militares na região e apresentaram outras propostas, como a instalação de câmeras de segurança no bairro, e especialmente neste núcleo.

Além dos militares, participou ainda do evento o coordenador da Polícia Civil para a zona norte, o delegado João Ferreira Neto, que garantiu mais segurança, ação e investigação para a capital amazonense com as novas estratégias policiais lançadas pelo governo do Estado. Ele ressaltou que um dos pontos que está sendo revigorado é a investigação policial, que antes estava “quase parada e que agora foi retomada”.

Para o vereador Elias Emanuel, discussões como essas são fundamentais para que a população participe mais e possa cobrar mais ações dos agentes envolvidos. Ele propôs criar uma cultura de reuniões mensais entre a comunidade deste núcleo e autoridades policiais da área para o acompanhamento direto das ações que estão sendo tomadas.

Transporte

O Fórum discutiu ainda a carência de linhas de ônibus que abastecem aquela localidade e acaba se transformando num grande ‘desajuste social’ para quem mora no núcleo e conjuntos adjacentes.

Moradores que se pronunciaram cobraram do proprietário da empresa Líder Transportes, o empresário César Tadeu, uma linha que possa fazer o itinerário do núcleo 16 rumo ao Centro da cidade.

O empresário se mostrou bastante sensível ao apelo dos presentes e prometeu estudar alternativas para atender ao pedido. Ele deixou claro que uma nova linha tem que ser bem analisada, para que não interfira nas linhas já existentes na área, comandadas em sua maioria pela concorrente Transamazônia (antiga Eucatur) e também em comum acordo com a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU).

A Líder é uma das quatro empresas habilitadas na licitação do transporte coletivo, em curso pela Prefeitura de Manaus, com a proposta de explorar um lote voltado à zona norte, informou o empresário.

Ao final do Fórum, os moradores agradeceram a presença das autoridades e a iniciativa do vereador Elias Emanuel em discutir o tema. Uma das participantes, a professora Joíta Queiroz, disse que foi atraída ao evento após receber mensagens em sua rede social no facebook, de que o parlamentar estava comandando o encontro.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.