Pimenta nos olhos dos outros é colírio

serafimcorrea_artigosO prefeito Amazonino Mendes tinha um sonho: governar o Amazonas pela quarta vez. Pra isso, a exemplo do que fez das outras duas vezes em que chegou ao Governo, pretendeu usar a Prefeitura de Manaus como trampolim.

Assim foi que, em 2008, montou uma grande operação que consistia em manter programas de televisão que atacavam a minha administração sete horas todos os dias, pintando as coisas como muito feias e atribuindo-me a culpa por todos os males. Criado esse clima, ele apareceu como salvador da pátria prometendo mundos e fundos.

Em cem dias o transporte coletivo seria o melhor do Brasil. 1.000 creches no primeiro ano. Internet para todos de graça em carretas. E para coroar tudo isso, colocou como vice um dos apresentadores de um dos programas que fazia o jogo sujo, com o compromisso de que ficaria somente quinze meses a frente da Prefeitura e depois sairia candidato ao Governo do Estado, deixando a Prefeitura nas mãos dos que tanto lhe ajudaram nas eleições.

Quando chegou à Prefeitura, sabendo que as promessas eram bem maiores do que os recursos da Prefeitura, começou a jogar a culpa para a minha administração. Foi desmoralizado em todas as denúncias que fez, mas mesmo assim, repetindo a mentira mil vezes na esperança de que ela virasse verdade, ele insistiu na tecla.

Aí o Moa falou, e a casa caiu. Quando a casa caiu, ele perdeu as condições objetivas de largar a Prefeitura e sair candidato. Fez de conta que nem conhecia o seu vice, ou mesmo o irmão do seu vice. Aliás, agora ele diz também que não conhece o presidente de seu próprio partido. Está com amnésia.

Não pode largar a Prefeitura, exatamente porque não cumpriu nenhuma de suas promessas, nem ao menos tocou em frente os projetos em andamento e para os quais havia recursos em caixa. Enquanto o Alfredo era ministro, sinalizou que o apoiaria buscando obter convênios. Agora que o Alfredo é apenas senador, ele busca o Omar, querendo convênios que não foram feitos pelo antecessor (isso será assunto de um texto que postarei aqui proximamente). Está leiloando o seu apoio entre Omar e Alfredo.

De minha parte, digo que quero o apoio de todos, menos o dele. O dele só puxa para baixo.

Enche os pulmões e diz que vai dar um “choque de ordem” retirando os camelôs. Acha que o povo não tem memória, mas para os mais novos vale a pena relembrar. Em 1991, o então prefeito Arthur Neto, diante da ameaça de um surto de cólera, fez exatamente isso: organizou o centro, retirando os camelôs.

Amazonino era candidato a Prefeito e demonizou Artur num maniqueísmo sem precedentes, no qual ele se colocava como amigo dos pobres e Arthur como o inimigo dos pobres. Isso criou uma espécie de bloqueio nas administrações que se seguiram: ninguém podia organizar a cidade que era acusado de ser contra os pobres. Numa ironia do destino, ele agora diz que vai fazer aquilo que o Arthur fez e que ele tanto condenou.

Amazonino está condenado a continuar prefeito e pagar todas as suas promessas, ou melhor, todos os seus pecados. Poderia começar retomando os convênios com a APAE, gerenciando melhor a Maternidade Moura Tapajoz, onde agora as crianças morrem pela falta de operador de ultrassom, e não cortando os recursos da escola de portadores de necessidades especiais.

Seria um bom começo. Vamos aguardar.

30 thoughts on “Pimenta nos olhos dos outros é colírio

  1. Risível,os secretários municipais, passando a todos a dificuldade encontrada na solução dos problemas de nossa cidade, a falta de infra estrutura,crescimento desorganizado a falta do poder público.Quem foi prefeito por 3 vezes e governador por 3 vezes?Sim o grande *******, o senhor Amazonino.. Queremos trabalho e não política demagógica, Manaus precisa que essa administração faça pelo ao menos 30% do que nos foi prometido.

  2. venho atraves de seu blog denunciar que hoje dia 06/04 não houve nenhum julgamento da segunda camara civil de segundo grau,quem ja passa anos e anos a espera de ter seu processo julgado se ilude achando que enfim chegou o dia e sabe-se la quanto tempo mais vamos ter que esperar,aproveito para pedir providencias ao sr presidente para que concientize aos desembargadores que os altos salarios são pagos com o dinheiro do contribuinte e portanto não estamos pedindo favores,se estão doentes que ponham outros em seus lugares ou entrem de licensa ou aposentadoria,esperamos que o CNJ veja a boa vontade que os desembargadores e juizes tem com os cidadãos do Amazonas.

  3. Serafim Corrêa,

    Primeiro, feliz aniversário!!!
    Eu e toda minha familia estamos com você nessa nova batalha.

    A seriedade tem que continuar.

  4. Não sei de quem é a culpa pois moro em Manaus a pouco tempo, entretanto andar pelo centro da cidade infelizmente é uma vergonha, desde camelôs até flanelinhas (a maioria com ficha policial) e pelo que soube não é o primeiro prefeito e nem será o último a tentar resolver o problema.
    E pelo andar da carruagem não será tão cedo que irão melhorar pois aqui em Manaus tudo o que se tenta evoluir sempre tem a turma do contra.

  5. Então, como minha vó diz, falar de mim é fácil, difícil é ser eu, ou seja, enquanto falava da sua gestão, os comentários eram esses mesmos, hoje, com o poder em sua mão o que faz? Faz obras sem licitações, quebram e depois desfazem o serviço feito. Manaus está mesmo uma pouca vergonha. Trânsito caótico, ônibus acabados, e a população clamando por atenção, querendo respeito.Só não vai largar a prefeitura agora para concorrer a governo porque seu vice esta mais sujo do que pau de galinheiro, e ainda assim continua no poder. Corruptos….Aff..

  6. Boa Noite.

    Parabéns Sarafa pelas palavras certas, nas horas certas. O Amazonino se aproveitou do povo e prometeu o que não vai cumprir. Cortar o orçamento das crianças com necessidades especiais é de uma estupidez que não se tem palavras para descrever, já basta a estas crianças terem uma vida difícil e o atual mandatário municipal ainda faz mais essa.

    Vamos ficar de olho, a casa está caindo, agora foi o Des. Ari Moutinho… vamos aguardar os próximos capítulos.

    Abraços.

    Marcelo Augusto – JPMDB

  7. A vida passa, o tempo voa, e as promessas do Mau Menino continuam mentirosas, continuam mentirosas….bis!

    Volta logo Sarafa!

  8. SARAFA,PRIMEIRO QUERO PEDIR DESCULPAS DE VC E DO POVO DE MANAUS POR TER FEITO PARTE DE UM DESSES PROGRAMAS E VEJO O QUANTO FIZ MAL E ERRADO,PARA MIM E PARA TODOS!
    NA REALIDADE AGI POR IMPULSO DO MOMENTO, INVENTARAM CONTOS DE FADAS SOBRE MIM,INFLUENCIADO POR UM SECRETÁRIO MERCENÁRIO DA SUA GESTÃO!
    MAS TUDO BEM,O QUE PASSOU,PASSOU AGORA ESCOLHA MELHOR OS SEUS GUERREIROS PRA ESSA BATALHA,DUPLICAREMOS OS VOTOS PRA VC!
    VC MERECE E É O MAIS CAPACITADO PRA GOVERNAR O ESTADO.
    ABRAÇOS!
    DANTAS NETO

  9. sarafa eu ando todo os dias no centro de manaus eu vejo os camelos falar assim volta serafim eu era feliz e nao sabia vc precisa caminha n centro como antes vc lembra e isso ai valeu.eu voto no 40 eu quero o melhor pra mim o am vive um caos e precisa do serafim.

  10. Sarafa,

    Primeiramente, Feliz Aniversário (03/04).
    Onde estão as autoridades constituídas que até hoje não cobraram do prefeito atual as promessas de campanha? A lei só existe pra pobre?
    Será se sempre vai haver intervenção do CNJ para mopralizar o nosso poder judiciário? até quando? Onde estão as pessoas sérias do nosso estado?

  11. Sarafa ja diziam os melhores conselhos … vc irá fazer falta e ja está fazendo . pode contar que na prox. eleiçao vc estará de volta e um dos mais votados do Brasil, pode ter certeza, até o povo da ZL ta sofredo e eles devem estar se arrependendo de ter votado no atrazonino .
    abraços .

  12. Olá, meu qurido cidadão, e ex-prefeito, que por sinal, foi um dos melhores Prefeitos de Manaus, Serafim Correa, eu sou um cidadão, que lhe admiro muito, pela sua seriedade, pelo seu impenho, pela sua postura, e como prefeito, foi um exemplo, de administração Pública, é, certo, que não somos perfeito, porque perfeito, sómente JESUS CRISTO, Nosso Senhor, eu quero lhe dá meus parabens, por tudo, e sáiba que, o senhor sendo candidato, ao governo, certamente lhe acompanharei, estou contigo, e não abro, sucesso Sarafa. Um abraço, e que Deus te abençoe.

  13. Bom, eu sempre o admirei mas nunca coloquei você como santo porque não é. Um do seus males na sua administração passada foi que você se tornou uma pessoa arrogante segundo seus críticos depois que assumiu o poder, mas ainda as pessoas que o cercavam. Gostaria muito de saber sua opinião sobre os concursos oúblicos do estado, como os dos bombeiros que foi fraude e até agora não houve resposta dessa justiça inerte do amazonas, o da susam que foi processo seletivo e todo mundo sabe que é QI de político em ano eleitoral. Gostaria de saber seu posicionamento diante dessas situações e da justiça do nosso estado que está contaminada de corruptíveis…um abraço e seja mais popular, as classe A, B e muitos da C sabem q vc é um bom admistrador mas a D que muitas vezes decide eleições não sabe pq infelizmente é dificil deles ter autocritica são influenciados pro malfeitores….

  14. Serafim vc tem que tomar coragem e falar sobre esse artigo na tv, pois todo mundo ja sabe o dificil é fixar isso na mente das pessoas até as eleições pq essa campanha vão querer da uma lavagem cerebral na população mais suscetível as falácias politicas, assisto suas entrevistas na tv vc ta priorizando o inteiror pra ir pro 2º turno cuidado pra manaus tirar vc dele……

  15. Amazonino, o nosso Odorico, é daqueles políticos que mentem sabendo que não vão poder cumprir. O pior é que se pensarmos bem ele faz isso de propósito. Um homem com 70 anos e que continua nessa ladainha. O prefeito é uma decepção, mas pensando bem Serafim, Deus fez você retroceder para que galgasse a um posto maior, que é, quem sabe, o cargo de governador do estado do Amazonas.

    Você está certo, deve procurar a todos para negociar, é normal, é da política, mas ele não. Amazonino é daqueles que só puxam pra baixo. Desune e os que o acompanham são iguais.

    OBS: Para minha humilde opinião a vice seria a linda Michele Garcia rsrs

  16. Tive a honra de trabalhar com o melhor prefeito do municipio de Manaus e espero poder voltar a trabalhar com ele muito em breve. Serafim Corrêa é um nome que representou o avanço político, econômico, educacional, social e outros no municipio de Manaus, infelizmente o povo tão acostumado ao “rouba mas faz” não valorizou isto. VOLTA LOGO SARAFA! estamos sofrendo com filas quilometricas nas paradas de ônibus (fim do temporão),filas no Sinetram (fim do meia passagem na catraca), diretores de escolas prepotentes (fim do procede), desvio do dinheiro público (fim da trasnparência) e as escolas: ACABADAS e SE ACABANDO. Tem ASG recebendo produtividade de 300% ! e os professores… nem 5 %.
    VOLTA LOGO SARAFA! PRECISAMOS DE POLITICOS COMO VOCÊ!

  17. O atual prefeito usou e abusou de táticas pra lhe derrubar, usava os programinhas e até criou um Jornal para lhe atacar!Só ganhou por causa do Souza, e hoje sabemos a realidade dos Souza.O atua prefeito(nem gosto de falar o nome) pensava e pensa que Manaus era aquela de antes.Nunca observou que a cidade cresceu e muitas vezes desordenada, este crescimento desordenado foi culpa dele mesmo, pois sempre prometia saneamento básico, educação etc., principalmente nas invasões fomentadas sempre na época que ele era candidato!Hoje, com quase 50% de tempo de mandato, ainda não se viu as promessas de campanha dele. Lembro que ele falava em construções de praças que ele chamava de Shopings do Entretenimento, que ia fazer comvênios com Empresas do Polo Industrial de Manaus pra capacitar trabalhadores com cursos;Construir mil creches; Acabar com o turno da fome; Prefeitura itinerante nos bairros; serviços de odontologia em caminhões;Carretas com Internet; Construir outras maternidades etc etc. Hoje, o que vimos é que ele retirou a integração temporal dos ônibus; aumento nas filas do sinetram(já que não se pode mais pagar passes estudantis com dinheiro);aumentou a passagem dos ônibus e outras presepadas e trapalhadas!
    Enfim,há quem acredite nestas promessas, eu nunca acreditei e aliás nunca votei neste Sr.
    Também digo, qualquer pessoa que o atual prefeito apoiar não dou meu voto. Aliás, conte mais uma vez com meu voto!
    Parabéns pelo seu aniversário(03/04), mesmo que atrasado,rsrsrs.
    Valeu Sarafa!

  18. Sarafa, o Amazonino deve tá desesperado!! eu acho é pouco pra ele!! pena que agente ainda tem que aturar ele mais alguns anos…

  19. Como descrito bem ele vai pagar neste mandato por todos os pecados que ele cometeu, não tem como ter pena dele, pois ele mentiu muito e prejudicou muitas pessoas e o transito de Manaus está cada vez pior, ele ta igual o urso do desenho Pica-pau não sabe nem pra onde ir e começar e ainda diz que ta organizando a cidade, só faltava isso mesmo estamos ferrados!!! Volta Sarafa…

  20. Sabe o que é bem legal?

    Amazonino se beneficiou da ignorância de grande parte do nosso povo manipulada facilmente por programas como Carlos Souza, Sabino e afins.

    Ficou no poder graças ao TRE presidido por Ari.

    E agora vejam o que aconteceu com os Souza e o Ari.
    Isso nos dá pelo menos um sopro de esperança.

    Volta logo Serafim!

  21. Ah e não tem melhor campanha pro Serafim do que deixar o Amazonino na prefeitura. Embora seja sofrido e doloroso.

    As medidas do atual prefeito só reforçam a idéia da péssima escolha que Manaus fez. Mas merece pra se conscientizar do erro que cometeu e concertar isso promovendo junto com todo o Amazonas a volta da seriedade e honestidade ao comando da política local.

  22. Serafim,
    Hoje, foi publicado no jornal Diário do Amazonas uma matéria sobre a quantidade de Leitos em UTI no estado do Amazonas que estão abaixo da média recomendada pelo Ministério da Saúde, conforme estudo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Dessa forma, sugiro que o senhor pense com carinho nesse tema e trace políticas públicas para tentar solucionar esses problemas.

    Um abraço.

  23. Meu querido Serafim,

    Estive no munnicipio de Autazes no feriado que ocorreu na última semana e fiquei triste com a situação que vive aquela cidade totalmente abandonada, iluminação pública, vias, falta de produtos primários como a banana e outros. E o que é impressionante é que o povo é passivo, desconhece os seus direitos e se satisfaz com o pouco. Sem contar que não conseguir ler nenhum jornal escrito no período que estive por lá.

    Desejo que a sua equipe de campanha tem uma boa comunicação com esses ribeirinhos a fim de terem uma visão mais crítica do que ocorre no nosso Estado.

  24. Olá, querido Serafim

    Muito sábia suas palavras, há epoca em que o senhor era prefeito os programas televisivos tentavam a todo momento desestabilizar sua Administração. Diziam que o senhor era o melhor cabo eleitoral do atual prefeito,mas sabesse que ele só foi eleito devido ao mundo de ilusões que conseguiu vender aos eleitores,agora percebesse claramente a inversão de papeis.Pois o povo a cada dia percebe o quanto o senhor trabalhou por nosso povo.

    Parabéns!

  25. Caríssimo ex-prefeito Serafim Correa,realmente,só um cego poderia acreditar em todas as promessas feitas por Amazonino Mendes.A certeza de que a aprovação de seu mandato anda tão baixa é que nem os políticos do grupo do mesmo querem o seu apoio nas próximas eleições.Contudo ,também o senhor deixou de cumprir com algumas de suas promessas.Fiz o Concurso da Secretaria Municipal de Saúde em 2005 ,com a promessa de que todos seríamos chamados, entretanto, não foi isto o que ocorreu.E agora estou lutando ,junto com o Ministério Público do Estado e o Ministério Público do Trabalho ,pelo direito de que todos os aprovados em concurso dentro do número de vagas sejam nomeados.
    Mas pelo ao menos o senhor REALIZOU um concurso.Minha crítica a seu governo não se dirige à sua pessoa, mas sim ao seu secretariado, em especial seu secretário de saúde,visto que o Programa Médico da Família não avançou em seu governo, infelizmente.Aliás, se tivesse avançado para o Programa Saúde da Família ,talvez até o senhor tivesse conseguido vencer as eleições, apesar das promessas mentirosas de Amazonino.Durante seu mandato de prefeito tentei alertá-lo e a seu filho quanto a isto, mas nunca recebi resposta alguma.
    Mas mesmo não tendo cumprido esta promessa, e seu secretariado não ter sido dos melhores ,acredito que o senhor ainda seja a melhor opção como candidato a governo de estado.Atenciosamnete, Alexmar.

Comments are closed.