Pesquisa Ibope aponta que Neudo tem 55% e Anchieta 45% dos votos válidos

Elissan Paula Rodrigues, da FOLHA DE BOA VISTA:

A primeira pesquisa Ibope de intenção de votos divulgada neste segundo turno da disputa para o Governo de Roraima aponta o candidato Neudo Campos (PP), da Coligação Pra Roraima Voltar a Ser Feliz, com 9 pontos de diferença sobre o segundo colocado Anchieta Júnior (PSDB), da Coligação União Por Roraima. Os números, contratados pela Rádio TV do Amazonas, foram divulgados no final da tarde de ontem pela retransmissora local da Rede Globo.

A pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são citados pelos entrevistadores, apontou Neudo Campos com 50% das intenções de votos, e Anchieta Júnior com 41%. Os votos brancos e nulos somaram 2%, e os indecisos 7%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em uma segunda análise da pesquisa, levando em conta apenas os votos válidos do segundo turno, sem contabilizar os brancos, nulos ou indecisos, Neudo aparece com 55%, e Anchieta com 45%.

A pesquisa entrevistou 812 pessoas nos 15 municípios do estado entre os dias 15 e 17 de outubro, e está registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima sob o número 6106/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 36046/2010.

A Folha procurou os dois candidatos que concorrem ao governo para que comentassem os resultados. Neudo Campos disse que os números positivos a seu favor são “fruto do trabalho de milhares de voluntários que trabalham de forma anônima em sua campanha”.

“São pessoas que têm dado seu suor por que têm compromisso com o estado e acreditam nas propostas que formulamos. Que têm confiança que vamos fazer um bom trabalho, por que sabem que já fizemos”, afirmou.

Procurado pela Folha, o candidato a reeleição Anchieta Júnior informou por meio de sua Coordenação de Comunicação, que não se pronunciaria a respeito dos números divulgados pelo Ibope.

ZÊNITE – Outra pesquisa divulgada na semana passada e contratada pela Zênite/Flávio Rabelo, mostra números semelhantes a divulgada pelo Ibope. Conforme a pesquisa quantitativa, o candidato Neudo Campos obteve 48,17% e Anchieta Júnior 38,48%. A diferença entre os dois candidatos, segundo esta análise, seria de 9.69%. Outros 13,34% dos eleitores consultados responderam não saberem em quem votariam.

A margem de erro máxima estimada pela pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre o resultado. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima sob o protocolo – TRE 6091/2010.