PESQUISA DEVERIA SER COISA SÉRIA

Disputo eleições desde 1986 e no item pesquisa já vi de tudo um pouco. Em 88, o IBOPE disse que o Gilberto Mestrinho estava eleito e quando abriram as urnas o Artur Neto foi eleito Prefeito de Manaus. Em 94, o Jefferson Peres era o quarto colocado e na hora da verdade foi eleito Senador. Em 96, Gilberto e Nonato Oliveira eram os primeiros e eu fui para o segundo turno.

Agora a eleição em que as pesquisas foram desmoralizadas mesmo foi 2004. Primeiro diziam que não teria segundo turno. Amazonino seria eleito no primeiro. Depois, se tivesse segundo turno eu estava fora. Houve segundo turno. E aí as coisas ficaram mais interessantes, pois tanto o IBOPE quanto a Vox Populli diziam que Amazonino ganhava.

No dia da eleição, o DIÁRIO DO AMAZONAS publicou uma pesquisa da VOX POPULI feita na véspera e que dava como eleito Amazonino por 57 a 43. No início da noite o resultado foi : Serafim 52 X Amazonino 48. O DIÁRIO DO AMAZONAS processou a Vox Populi. Após o resultado da eleição na frente do Tribunal Eleitoral desabafei chamando os diretores dos dois institutos de venais. Eles nunca me processaram.

Depois, graças ao trabalho dos nossos advogados descobrimos como eles faziam a pesquisa. Manaus, à época, tinha onze zonas. Ao invés de aplicarem os questionários proporcionalmente eles concentravam um percentual maior na Zona Eleitoral correspondente ao Mutirão Amazonino Mendes. Fizemos as representações devidas, mas tanto os diretores do IBOPE quanto da Vox Populi nunca foram molestados e continuaram fazendo das suas.

Está anunciado para hoje a divulgação de uma pesquisa Vox/Band que de saída já é suspeita. Isto porque um dos sócios da BAND é candidato à suplente de uma das vagas do Senado e a sua filha é candidata a deputada federal. Depois, a tradição da Vox em Manaus é das piores em decorrência da fraude de 2004.

Pesquisa deveria ser coisa séria, mas não tem sido. Aliás li ontem no Blog da Thaisa Galvão o seguinte:

Ibope teria cobrado 1 milhão para fraudar pesquisa no Amapá

De Cláudio Humberto no seu site, reproduzido em vários jornais do país, incluindo a Tribuna do Norte:

PESQUISADOR DO IBOPE ACUSADO DE PEDIR PROPINA

O senador tucano Papaléo Paes (AP) denunciou ao dono do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, haver gravado uma conversa em que seu representante no Estado exigia R$ 1 milhão para fraudar resultados. O Ibope informou não ter “representante”, mas reconhece que contrata entrevistadores temporários e “empresas fornecedoras de campo” (que fazem as pesquisas), mas não terceiriza comercialização de pesquisas.

SEM ACESSO

O Ibope informa que as pesquisas são processadas em São Paulo e que pesquisadores e fornecedores não têm acesso aos resultados.

ACHAQUE GRAVADO

O Ibope teve acesso à gravação do senador Papaléo, e garante que o “negociador”, cujo nome não foi revelado, não trabalha na empresa.

DESCONFIANÇA

O senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) desconfia do Ibope. Para ele, a fraude proposta no Amapá pode se reproduzir em todo o País.

ERROU FEIO

Mozarildo contou que em 2006, pelo Ibope, sua adversária sempre esteve à sua frente. Ele venceu com margem de 13 pontos percentuais.

17 thoughts on “PESQUISA DEVERIA SER COISA SÉRIA

  1. “Não acredito em pesquisa eleitoral, vejo como um instrumento para influenciar, manipular a opinião publica”. O jogo só acaba quando termina.

  2. Eu não quero no poder um grupo político que para ganhar uma eleição usa deste expediente que usou hoje no programa eleitoral. Senhor Serafim está aprendendo com o pai do Alfredo. Lembra do caso Soraia, e lembra quem venceu. Assim será…

    imagina se forem eleitos o que fariam.

    nada justifica tanta sujeira.

  3. O artigo é bom Serafim, mas inoportuno…

    Deverias te-lo feito quando a pesquisa Ibope dava 22% de diferença pro-Artur, quando 2 institutos locais davam rigoroso empate técnico entre Vanessa e Artur.

  4. É aí que reside o desespero da turma do atual governador e de seus candidatos ao senado.
    Ocorre que sabendo da má fama e da irresponsabilidade dos institutos de pesquisa em Manaus, esses senhores apegam-se ao pincel plantado no ceu da parede e sem escada para sustentá-los e querem assegurar a vitoria no imaginário do povo ao menos naquilo que poderia virtualmente garantir uma possivel eleição, ou seja, o povo vota em quem está na frente ads pesquisas.
    Ocorre tbem que o historico que vc Sarafa expõe neste post é a mais pura realidade e verdade que muitos não querem aceitar e tampouco relembrar para não admitirem a derrota antes do tempo.
    Tenho absoluta certeza que teremos segundo turno no Amazonas e que o Alfredo ganhará com poucos pontos de vantagem no dia 03/10

  5. É difícil admitir quando está perdendo nas pesquisas, hein? Quando está acima é verdade, quando está abaixo é falso, mas dessa vez a coisa é bem diferente. Você se aliou a um político que sempre foi combatido pela sua pessoa e agora quer dar uma de bonzinho? Desculpe, mas se você fosse sozinho candidato ao governo, teria mais chances de ganhar do que esse tal de Alfredo que não tem palavra e não fez nada pelo amazonas. E para piorar as coisas tem a cara-de-pau de pedir votos, quando deveria olhar bem os portos que estão afundando no interior do Estado. Enquanto ao Artur, você deveria tirar esse cara dos seus comentários, pois ele foi eleito antes da “lambança” que fez contra os “camelôs”.

  6. Verdade Serafim, desta maneira a candidata fantoche do Lulla, do Zé Dirceu, do Collor, do Sarney e do Amazonino, entre outros “patriota$”, que – em nome de um projeto de ditadura chavista/bolivariana – está sendo apoiada pelos políticos mais sujos e corruPTos da história do Brasil, VAI SER DESMACARADA no dia 03 de outubro (a começar daqui do Norte, com o AC, RR e Pará, por exemplo, estão que não se agacharão) com uma bela surpresa quando as urnas se abrirem no país!

    Então, no 2º turno, com o mesmo tempo na tv e tendo que debater e encarar o candidato da oposição, ela e sua turma VÃO VER O QUE É BOM PRA TOSSE! O Chile e a Colômbia já se manifestaram DEMOCRATICAMENTE, rechaçando os candidatos do famigerado Foro de SP, agora é a vez do Brasil dizer, se Deus quiser:

    CHAVEZ AQUI NNNNNNNÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO

  7. Como fica dificil darmos credibilidade para estas pesquisas quando nas ruas vimos outras tendências.Na realidade, elas só servem para tentar influenciar aqueles eleitores que pensam que voto é loteria,ou seja, procuram apostar no “favorito” para não “perderem o voto”.Muitas vezes acertam o palpite,mas perdem o jogo.

  8. Carlos, quero aqui fazer uma colocação quanto ao seu comentário.

    O Serafim não se aliou a um politico que combatia, seu adversário não é uma pessoa, mas um grupo politico, no caso o Amazonino. Se o Alfredo não é apoiado pelo grupo do Amazonino, então nada de errado em ter o apoio do Serafim, a meu ver a atitude do Serafim foi correta e ele continua etico e digno.

  9. Concordo. Mas é estranho seu comentário. Na verdade, o que fiquei sem entender foi quanto a sua coligação e a decisão de ser vice do ministro que o Senhor tanto criticou, com banstante consistência. Minha dúvida vai mais além. Com todo respeito, o Senhor não utilizou dados de pesquisas para tomar a decisão de não sair candidato e se aliar ao alfredo?

  10. E você ainda esqueceu a última que colocava o Omar em segundo quase alcançando o Amazonino e indo para o segundo turno. Nem precisa perguntar o resultado. E a capa do Jornal A Critica estampava o Amazonino correndo com a lingua de fora sendo alcançado pelo Omar. As vezes sinto nojo da mídia baré.

  11. uma lembrança se as pesquisa estiverçi certa

    EDUARDO pençava que era DEUS quando começou o
    horario politico as coisa vieram comtra ele
    e tanto que ante a emprensa falava que ele ia
    assite a eleição de camarote ele ia ganha tranquimo com quase 90 noventa poçento dos
    votos
    com um tempo eu perguntava para mim mesmo porque tamta kombi e praca so com nome de braga se ele ja esta eleito
    depois que veio atona que ARTUR NETO esta perto dele nas pesquisa correta
    hoje BRAGA pede ajuda de LULA e da esposa do
    SR PERES e andando na rua pedido voto para ele

    vale lembra que pesquisa enfluença sim o analfabeto politico tem que te uma lei que
    a cabe com pesquisa 20 dias ante das eleiçoes

  12. AS PESQUISAS DE OPINIÃO JÁ FORAM SÉRIAS. HJ NÃO PASSAM DE MAIS UMA ESTRATÉGIA ELEITOREIRA QUE SERVE PARA INIBIR A POPULAÇÃO COM RESULTADOS FAJUTOS…O POVO PRECISA ABRIR OS OLHOS PARA ESSA MANIPULAÇÃO BARATA. E AINDA TEM IDIOTA QUE CAI NESSA.

Comments are closed.