Deputados elevam idade para aposentadoria…. na França

Foto: / AFP

Deu em O Globo:

“Apesar dos protestos, os deputados franceses aprovaram, nesta quarta-feira, o projeto de lei que reforma o sistema previdenciário do país.

O texto, que eleva de 60 para 62 anos a idade mínima para aposentadoria a partir de 2018, e de 65 para 67 anos a idade necessária para obtenção do benefício integral, recebeu 329 votos a favor e 233 contra.

O projeto agora segue para aprovação do Senado, onde deverá ser votado em outubro. Também faz parte da proposta a elevação do tempo mínimo de contribuição, passando dos atuais 40,5 anos para 41,5 anos em 2020.

Um dos pilares da agenda conservadora do presidente francês, Nicolas Sarkozy, a proposta é alvo de críticas de sindicatos poderosos no país.

Se aprovadas, as medidas farão da França o último país da União Europeia a aumentar o tempo de contribuição dos trabalhadores para combater o déficit do sistema previdenciário.

A passagem pela Câmara, onde Sarkozy tem maioria, já era dada como certa, mas a votação foi alvo de protestos que, na semana passada, levaram mais de um milhão de pessoas às ruas em diferentes cidades.”

Esse será um tema inevitável a ser debatido e decidido nos próximos quatro anos, mas está fora da pauta da eleição brasileira.