Parlamento homenageia economistas em Sessão Especial

Os profissionais economistas do Estado foram homenageados nesta terça-feira (16), em Sessão Especial, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Proposta pelos deputados economistas José Ricardo (PT) e Serafim Corrêa (PSB), a homenagem contou com a participação de profissionais da área que atuam na iniciativa pública, privada e assessoria. O Dia do Economista é celebrado anualmente no dia 13 de agosto.

Uma placa de homenagem foi entregue ao presidente do Conselho Regional de Economia, no Amazonas (Corecon-AM) , economista Nelson Azevedo, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Na ocasião, o dirigente destacou a importância da profissão, informando que a entidade possui 2,5 mil profissionais registrados.

Na abertura dos trabalhos os autores da Sessão Especial destacaram a importância do profissional economista, que busca a cada dia compreender, modelar e prever o comportamento das pessoas, das instituições e, de forma destacada, dos fenômenos econômicos.

Para Serafim, o economista é uma carreira relevante na vida brasileira, por se tratar de profissionais que tem contribuído nos diversos momentos da vida nacional para o fortalecimento da economia brasileira. “Se verificarmos o que aconteceu no país nos últimos 60 anos vamos ver que saímos de uma sociedade do campo para o meio urbano, industrializada e agora vivendo a sociedade do conhecimento”, mencionou.

Na opinião José Ricardo, o economista é um profissional importante para o mundo moderno, porque acompanha as evoluções. No caso do Amazonas, ele disse que é preciso pensar o futuro, ter mais planejamento, inclusive nas ações públicas. Segundo o parlamentar, no Estado os economistas tem um largo campo de atuação, seja realizando estudos de viabilidade econômica para as empresas; na política de incentivos fiscais para o governo e nas assessorias. “Mas ainda precisa ser mais bem aproveitado”, frisou.

Atuação

Nelson Azevedo destacou que num período como esse, de crise, a importância do economista fica ainda mais evidente em todas as áreas de atuação. “O economista tanto prepara pessoas, como empresas; desenha políticas públicas, como forma de levar a sociedade a entender tanto as questões macroeconômicas como microeconômicas”, disse, ressaltando se tratar de um trabalho muitas vezes invisível, cujos resultados se fazem presentes de várias maneiras na vida das pessoas.

Também se fizeram presentes na homenagem o diretor-presidente do Manausprev, Marcelo Magaldi Alves, que representou o prefeito de Manaus, Artur Virgílio; o diretor executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Ronaldo Mota; o diretor administrativo do Sebrae-AM, Maurício Sefair; o supervisor técnico do escritório regional do Dieese, Inaldo Cruz, entre outros.

Texto: Assessoria da Aleam