Para livrar o Brasil da corrupção

Nota de Marina Silva e Beto Albuquerque, candidatos a presidente da República pelo PSB:

“Hoje é o dia histórico da independência do Brasil. Nesta data, em 1822, deixamos de ser uma colônia de Portugal.

Esse gesto que consolidou a longa luta pela independência do Brasil foi fonte de inspiração, ao longo da nossa história, para outros gestos e outros momentos em que reafirmamos nosso amor à liberdade: o fim da escravidão, a República, o direito das mulheres ao voto, a campanha do petróleo é nosso, a luta pelas diretas já, a constituição de 1988, a estabilização da moeda e o início do importante processo de inclusão social.

Um desses momentos, que podemos comemorar como nossa segunda independência foi em 15 de março de 1985, quando saímos do jugo da ditadura militar e recuperamos nossa liberdade democrática.

Chegamos agora a mais um momento histórico, onde podemos avançar em nossa independência, encerrando de vez e mandando para os arquivos da história o comportamento coronelista e patrimonialista que ainda domina o sistema político em nosso país.

Chegou a hora de aposentar aqueles que querem estar no poder a qualquer preço e mancham com a ilegitimidade da mentira e da manipulação as instituições democráticas e até as eleições, que deveriam propiciar escolhas conscientes e livres a todos os cidadãos

Podemos, agora, livrar o estado brasileiro da corrupção, do loteamento de cargos, da apropriação indevida das instituições públicas e também do uso de meios oficiais para caluniar e destruir adversários políticos, substituindo o debate de ideias pelo embate marcado pela calúnia e a difamação.

Nessa velha política, as prioridades e conquistas do povo são tratadas como favores de grupos poderosos que mantêm a nação cativa de seus interesses e de sua impressionante teia de protegidos e cúmplices no assalto aos bens públicos.

O maior exemplo disso é a PETROBRÁS. Na campanha eleitoral, sou caluniada e acusada de ser contra esse patrimônio do Brasil. enquanto essa mentira é alardeada por todos os meios, a PETROBRÁS é destruída pelo uso político, o apadrinhamento e a corrupção.”