Onde fica a “paridade das armas”?

acritica3abrilOutro dia o Ministro Aires Brito, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, fez a apologia do que chamou o princípio da paridade das armas. Por esse princípio os candidatos deverão ter as mesmas “armas” para disputar as eleições. A argumentação do Ministro Presidente foi feita de maneira convincente, a não deixar qualquer dúvida.

Na prática, porém, a realidade é bem outra.

O Governador Omar Aziz hoje vai estar no ar durante duas horas em um programa de rádio, em cadeia estadual, pago pelos cofres públicos, chamado “Fala Governador”. Ele é candidato à reeleição, fato público e notório. Isso lhe rendeu a manchete do jornal “A CRÍTICA”, o que significa dizer que esse fato é o mais importante do dia, na ótica do jornal. É óbvio que é relevante, e o programa significa ao mesmo tempo abuso do poder político e propaganda antecipada.

Para que existisse a paridade das armas de que fala o Ministro, todos os demais pré-candidatos teriam que ter o mesmo direito, qual seja, o de ficar duas horas em uma cadeia de rádio paga com o dinheiro público. Ou então, que me parece ser o mais sensato e correto, nenhum pré-candidato teria acesso a esse tipo de programa.

Esse programa é eleitoreiro e, aliás, lá atrás, o Dr. Francisco Cruz, digno e competente Procurador de Justiça do MP estadual, levantou a questão que, por razões que não são de meu conhecimento, foi esquecida.

Espero e confio que o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral, pelos seus órgãos competentes, inclusive e principalmente a Corregedoria Regional Eleitoral, tomem as providências para garantir a paridade das armas. E essa ação tem que ser logo, sob pena de sujar o processo eleitoral este ano com o desrespeito ao princípio que o Ministro tanto enalteceu.

Vamos aguardar.

9 thoughts on “Onde fica a “paridade das armas”?

  1. De fato a paridade é fundamental para o processo eleitoral. Ainda bem que temos um veículo até agora, alternativo e livre de comunicação, que é a Internet. Todavia, quantos tem acesso a essa ferramenta no estado, fundamentalmente no interior. Parabéns companheiro Serafim pelo Blog. Faço minha as suas palavras em relação à paridade no processo eleitoral e, também, em relação ao abandono do interior. Interessante, é que nas propagandas oficiais, as imagens que aparecem montrando as realizações do governo só mostram a cidade de Manaus. Contudo, os textos dos anúncios referem-se ao estado do Amazonas como um todo. Não sabia que a geografia política tinha mudado e Manaus tinha virado Amazonas

  2. tenho grande respeito por voce como prefeito de manaus, porem no momento e o destino de nossso estado esta em cheque;o progresso do amazonas depende dA UNIAO DE ALFREDO SERAFIM E AMAZONINO

  3. SARAFA,PODE DEIXAR RÁDIOS,JORNAIS,E TODOS FUNCIÓNARIOS PUBLICOS NA MÃO DESSE POVINHO!
    É SÓ TRABALHAR DIREITO,ESSA É SUA E NINGUÉM TASCA!
    É SÓ MOSTRAR COMO O AMAZONAS SE ENCONTRA!
    MOSTRE!
    E CONTE COM A GENTE!
    SEMPRE!
    SOU 40 SOU DO AMAZONAS!

  4. O jornal acritica deve ter ganho ou ganhará coisa com esse suposto apoio ao governo eduardo braga. Há 4 anos atras o mesmo jornal na eleiçao para governador lutou como pôde contra o condidato eduardo braga, mas nao conseguiu convencer os eleitores. Triste.

  5. bom dia sarafa parabens pelo seu aniversario que o senhor jesus a bençoe vc a cada dia.vamos em frente eu vejo vc e a cidade de manaus e o amazonas a horrades a transparencia no governo e 40 nessa elite que ai esta.

  6. É uma farra com o dinheiro público, porém é sabido que a justiça só atua se por provocada isto é o Ministério Público Eleitoral,a Justiça Eleitoral ou a Corregedoria Regional Eleitoral só darão inicio ha um processo de investigação se for feita uma denuncia formal e ao que parece até agora ninguem colocou a cara para bater, nenhum Vereador de oposição ou Partido Político fez denuncia formal contra este abuso de poder econômico. Assim a farra com o dinheiro público continua e o povo é que paga a conta.

  7. Serafim, reconhecer o que foi feito em Manaus e no Amazonas nessa administração moderna do Governador Eduardo e do vice Omar é o mimino que uma pessoa que foi Prefeito de Manaus pode fazer neste momento, o Omar é o unico que pode da continuidade nesse processo de desenvolvimento do Amazonas.

    Vamos reconhecer e fazer alto-critica de tudo sem rancor e pensando somente no Amazonas.

    Ninguém precisa enumerar nada e só sair de casa e olha para Manaus e ver como era e como ta.

    Você é inteligente e sabe disso.

Comments are closed.