Obrigado, Manaus – 340 anos

Boi Manaus, a festa de aniversário da cidade, que chega a reunir 200 mil pessoas
Boi Manaus, a festa de aniversário da cidade, que chega a reunir 200 mil pessoas

Amanhã Manaus completa 340 anos. É um dia de festa, principalmente o Boi Manaus, sem dúvida a maior manifestação de cultura popular do norte do Brasil.

A partir da Zona Franca, no final dos anos 60, Manaus multiplicou a sua população por seis. Óbvio que nenhuma cidade está preparada para tal crescimento, e isso gerou dificuldades urbanas as mais variadas.

Manaus é a cidade mais importante de toda a Amazônia. Tem virtudes e defeitos, vantagens e desvantagens, mas por certo a maior qualidade é a sua gente, resultado de ampla e intensa mistura de raças.

De 1890 até hoje, 92 cidadãos tiveram o privilégio de administrar a cidade, sendo 83 nomeados, um vice que assumiu, um eleito indiretamente e sete que foram eleitos diretamente.

Dos sete eleitos, quatro cumpriram os quatro anos de mandato: Manoel Ribeiro, Arthur Virgilio Neto, Alfredo Nascimento e eu.

E no dia do aniversário de Manaus, quem diz muito obrigado sou eu. Primeiro por ter acolhido os meus que vieram de bem longe porque lá na terra deles, em Portugal, naquela época, anos 20 do século XX, não havia emprego. E eles vieram para cá trabalhar. Aqui casaram, nós nascemos, também casamos, vieram os filhos e netos. Depois, por ter me confiado a maior honra que um nativo pode ter, que é administrar a cidade onde nasceu. Foram quatro anos de total entrega e dedicação, enfrentando dificuldades, ganhando e perdendo, mas sempre procurando fazer o melhor.

Hoje estamos todos de parabéns, a nossa cidade faz aniversário e cada um de nós, em particular, tem que agradecer ao conjunto da sociedade por essa cidade alegre, festeira e hospitaleira.

Obrigado Manaus.

5 thoughts on “Obrigado, Manaus – 340 anos

  1. A Manaus que eu amo tem um sabor totalmente inebriante, pois se faz conhecer por todos os sentidos humanos.
    É capaz de captar todas nossas emoções num banho gelado de Igarapé.
    Desconcertar nosso paladar no doce ardor do murupi,ou na sinestesia das folhas do jambú.
    No infinito acolhimento do chão batido ser arrebatado com o cheiro da terra molhada, salpicado pela chuva incontida, como um choro de alegria,capaz de confundir o tato pelo toque de cada gota grossa apaziquadora do calor da nossa querida Vila.

    Serafim, É essa Manaus que te agradece!

  2. O senhor faz falta!
    Admito..somos obrigados a decisões que nos machucam. Mas, a vida muitas vezes nos encurrala e não perdoa deslizes. Olhamos para traz …e tudo que sobra é a pergunta! Por que??

  3. BOI MANAUS

    Sou totalmente contrário com relação ao apoio financeiro que o governo Estadual e Municipal faz ao Boi Manaus, Manaus hoje gasta muito com esse tipo de evento, e só quem lucra são os empresários dos Bois, não tenho nada contra tais eventos. O problema que é gera dispesa aos cofre público. Quem limpa a sujeira depois são os garis e outras coisas mais… até a próxima.

  4. A festa estava linda! Tudo que é bonito tem que ser mostrado para o Brasil inteiro!Toda festa gera despesas, mas gera também lucro para a cidade e sempre vai ter alguém insatisfeito.Parabéns pela festa e pela alegria!!!

Comments are closed.