O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA BRASILEIRA E NÃO PODE SER ATACADO IMPUNEMENTE

O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA BRASILEIRA E NÃO PODE SER ATACADO IMPUNEMENTE

O Partido Socialista Brasileiro – PSB assistiu com preocupação e total indignação o ataque ao Supremo Tribunal Federal – STF, desferido por meio do lançamento de rojões e morteiros contra sua sede em Brasília, Distrito Federal.
Além dos riscos materiais evidentes desse ato, perpetrado contra o patrimônio público nacional, houve por parte do grupo que o realizou um intento simbólico, no sentido de incitar outros ativistas de extrema-direita, ou militantes de mesma natureza, a adotarem iniciativas similares ou ainda mais graves.

Diante desses fatos gravíssimos, o PSB se solidariza integralmente com o  Supremo Tribunal Federal e seus ministros e condena de forma veemente este atentado à democracia brasileira e a um de seus poderes constituídos, que tem por ente constituinte a totalidade da nação brasileira, que formulou seu pacto político fundacional por meio da Constituição Federal de 1988.

Em nome da harmonia dos poderes, do regular funcionamento do sistema de pesos e contrapesos, da natureza democrática da imensa maioria de nossa população, o PSB exige do senhor presidente da República uma manifestação clara a respeito desse acontecimento, no sentido de condená-lo com a veemência que merece.
Cabe observar que o grupamento que lançou os morteiros contra o STF tem caráter nazifacista, demonstra ter apetite para ações violentas e desrespeita à luz do dia e na calada da noite os fundamentos de nossa democracia. É, portanto, para todos os fins de direito, uma agremiação de arruaceiros e criminosos, que devem ser combatidos com todos os meios e toda a força da lei.

Carlos Siqueira
Presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB