“O economista é essencial para a gestão pública”, afirma José Ricardo

Em Sessão Especial em homenagem ao Dia do Economista, comemorado na terça-feira, 13, o deputado estadual José Ricardo (PT) destacou a importância deste profissional para o desenvolvimento de ações planejadas, de elaboração de políticas públicas de médio a longo prazo. “Há décadas o Amazonas não tem um governo que planeje suas ações, que considere a realidade da população e das inúmeras potencialidades do Estado. E um dos motivos é não dar o devido espaço ao profissional da economia. O economista é essencial para que a gestão pública realize ações baseadas na viabilidade econômica do seu Estado e por isso precisa ser ouvido sempre”, afirmou. A solenidade foi realizada juntamente com o deputado estadual, Serafim Corrêa (PSB).

José Ricardo destacou ainda que, num momento de crise mundial, o economista se destaca por ser um profissional que sempre pensa em alternativas de desenvolvimento, de modo que as condições de vida em sociedade melhorem. “Temos que discutir alternativas econômicas, pensar em formas de desenvolver áreas produtivas que gerem renda e trabalho. O interior do estado é um exemplo da falta de planejamento e de ações que criem oportunidades, por isso vemos o vazio econômico nos municípios do interior do Amazonas. O FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas), que deveria ser aplicado para irradiar o desenvolvimento da capital para todo o interior é usado para outras finalidades”, acentuou ele, que trabalhou há 28 anos prestando serviço de consultoria econômica e elaboração de projetos técnicos e econômicos junto às empresas industriais da ZFM, e dirigiu o Conselho Regional de Economia (Corecon) por dois mandatos, além de ter sido professor de economia no Ciesa, nos anos de 1992 a 1994, e da Faculdade Dom Bosco em 2005.

Para o presidente do Corecon, Nelson Azevedo o economista por ser um profissional que analisa o comportamento da sociedade e o uso de bens e de serviços, entre outras vertentes socioeconômicas, tem total competência para desenhar políticas públicas adequadas para cada cidade.

Dentre os presentes na homenagem estavam a conselheira do Conselho Federal de Economia, Denise Kassama; o diretor administrativo financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), Maurício Seffair; o supervisor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Inaldo Seixas Cruz; o diretor executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Ronaldo Mota.

 

Texto: Assessoria do Deputado