O conflito Israel x Palestina, em novo artigo de Fernando Henrique

Há dois elementos que podem mudar o quadro em favor da paz. O primeiro é a pressão internacional, capitaneada pelos Estados Unidos, se for suficientemente forte para levar os contendores à mesa de negociação. A ação resoluta do enviado especial de Obama, senador George Mitchell, tem mostrado a disposição americana de não ceder frente aos “falcões” do governo israelense. Por outro lado, há indicações de que a solução dos “dois Estados” poderia ser aceita pelo Hamas. O segundo e principal elemento é a reação das pessoas comuns, movidas por um misto de ceticismo, pelas inúmeras tentativas fracassadas, e necessidade de crer que algo deve ser feito para recriar um horizonte de esperanças.


Trecho de “A difícil paz”, do sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

One thought on “O conflito Israel x Palestina, em novo artigo de Fernando Henrique

  1. Quem viu aquele filme o “Senhor das Armas” sabe que um conflito envolve muito mais que ideologia ou religião. Envolve, principalmente, lucro. A pergunta que se faz é a quem ganha com o conflito armado entre israelenses e palestinos??

Comments are closed.