Novos artigos de Fernando Henrique e Everardo Maciel

Em artigo anterior, a propósito do encontro entre culturas distintas sem uma guerra entre civilizações, utilizei o livro de Ian Buruma Occidentalism. Em livro recente o antigo professor de Oxford aproximou o foco para entender o que aconteceu em seu país natal, a Holanda, que de país calvinista, reservado e tolerante se tornou palco de ações violentas (ver Murder in Amsterdam: the Death of Theo Van Gogh and the Limits of Tolerance, London, Atlantic Books, 2007).


Trecho de “Os limites da tolerância”, do sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

Os resultados de política fiscal, recentemente divulgados, descortinam horizontes pouco otimistas, em virtude de uma perversa combinação de aumento continuado de gastos correntes irreversíveis com uma recorrente frustração de receitas. A queda na arrecadação tem como causa principal, obviamente, a recessão econômica – projeção local da crise econômica internacional. Subsidiariamente, concorre para essa queda a questionável opção por benefícios fiscais para alguns setores. Em ambos os casos, são causas que fogem ao controle da administração fiscal, cuja responsabilidade está na adoção, tanto quanto possível, de contramedidas que compensem as perdas de receitas.


Trecho de “Controvérsias sobre compensações tributárias”, do ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.