Novo artigo de Cristóvam Buarque: “Acabou a beleza”

A democracia se mantém graças à confiança pública nos líderes ungidos pelo voto, mas também pela beleza que ela apresenta. Basta comparar a beleza da paz na democracia com a feiúra da violência implícita das ditaduras. Quando a democracia perde beleza, ela perde legitimidade e se enfraquece. É o que está ocorrendo com a democracia brasileira: está ficando feia. A primeira manifestação de feiúra está na corrupção, com o roubo direto ou a locupletação de recursos públicos sob a forma de vantagens pessoais. Essa é a feiúra da corrupção no comportamento dos agentes do poder público.


Trecho de “Acabou a beleza”, do senador e ex-ministro da Educação Cristóvam Buarque (PDT), publicado originalmente no Blog do Noblat. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

2 thoughts on “Novo artigo de Cristóvam Buarque: “Acabou a beleza”

  1. Perde beleza, legitimidade e se enfraquece. Nessa fraqueza está uma das origens dos poderes paralelos. E no último estágio dessa feiúra, a democracia se torna tão violenta quanto qualquer ditadura.

  2. gritarei até ficar rouco: implantar, no Brasil, o sistema unicameral. O Senado não tem sentido algum, deforma o parlamento ao contestar os projetos ali aprovados. Por outro lado, o parlamento joga para o senado os assuntos mais polêmicos ao invés de discuti-los com maior seriedade. E outras mazelas mais, afora o absurdo de gastar 2,7 bilhões de Reais por ano.

Comments are closed.