Melhor do que isso, só mamão com açúcar

Obras da água: Dinheiro e tempo não faltaram
As obras do abastecimento de água em Manaus, em 2008

O jornal A CRÍTICA de hoje traz matéria sobre a questão do abastecimento de água em nossa cidade.

Transcrevo um trecho da matéria:

“Em abril de 2006, a prefeitura tomou R$ 60 milhões da Caixa Econômica Federal para realizar a construção de novas redes de distribuição de água nas zonas Norte e Leste. O material foi comprado, a licitação feita, mas como a prefeitura não mantinha um gerenciamento desses serviços, eles se perderam. E o que era para ter sido feito em seis meses, foi prorrogado por mais seis, depois mais quatro. No final, só 30% da rede foi feita, mas sem as que fossem conectadas”, explicou o engenheiro Tabajara Carlos Ferreira, coordenador da Comissão de Águas e Esgotos da prefeitura.

Passaram-se oito meses, eles não trabalham, e querem jogar no passado a culpa da própria preguiça.

O contrato com a Caixa Econômica, depois de três anos de muita luta, foi assinado em dezembro de 2007 e não em abril de 2006. Depois a Prefeitura não tomou dinheiro da Caixa. Ela contratou. Feita a obra, atestada, a Caixa paga o prestador do serviço. Depois fizemos as licitações, contratamos as empresas prestadoras de serviços, deixamos todo o material comprado, assentamos 250 quilômetros de rede dos 650 previstos.

Agora dizer que a Prefeitura não mantinha gerenciamento e que se perderam 250 quilômetros de rede é muita cara-de-pau. O trabalho foi árduo e todos estão lembrados. Os profissionais envolvidos nesse trabalho são reconhecidamente dedicados — Paulo Farias, Miguel Capobiango e Sérgio Elias — para citar três. Depois não se perdem 250 quilômetros de rede, que dá pra ir de Manaus à Itacoatiara.

A verdade é que deixamos as empresas contratadas, os tubos comprados e pagos e o dinheiro na Caixa para pagar o serviço na hora em que for feito. Com todas essas condições passaram-se oito meses, daqui a pouco a criança nasce, e eles não fizeram nada. O nome disso é incompetência, reconhecida até pelos aliados da atual administração.

Não sei do que reclamam. Quem não gostaria de ter recebido uma herança bendita dessas?

Até porque melhor do que isso só mamão com açúcar.

7 thoughts on “Melhor do que isso, só mamão com açúcar

  1. Parabéns, pela iniciativa sugestão; utilize o Twitter ele é muito pratico e rápido no retorno das mensagens que colocarás aos teus seguidores

  2. É Sarafa, esse pessoal não quer saber de trabalhar não! Manda eles pegarem as centenas de tubos que estavam guardados na SEMULSP, pois eu saí em janeiro e ainda estavam lá. Pode ser que não esteja mais, pois arrumaram espaço para jogar futebol e fazer churrasco nos finais de semana dentro da secretaria. Esse é o trabalho da nova administração.

  3. O “Vendido Jornal A CRITICA” que de critico não tem mais nada, tem mais credibilidade do que um Senador, ex-presidente do Brasil? Será?. Por isso muitas pessoas deixaram de comprar esse jornal.

    Serafim, você fez um ótimo trabalho, e a questão da água, entrava prefeito e saia prefeito, e ninguém tinha coragem de furar buracos nas ruas para colocar a tubulação, e assim melhorar o abastecimento.

    Esse prefeito “o Atrazonino Mendes” teve chance e não fez, agora com o trabalho mais do que iniciado, está com preguiça de trabalhar. Eta prefeito ruim, pra lá da conta uai!

  4. Acho que está ladainhia já não têm mais justificativa ou melhor nunca teve, hoje a humanidade constrói pontes que atravessam o oceano, constrói predios que se movimentão e até mesmo cidades inteiras, como é o caso de Pequim que em apenas cinco anos foi totalmente reconstruída, e em nossa cidade não conseguimos levar água para nossa população em 20 anos, cidade essa que representa o tamanho de um bairro grande em São Paulo.

    Padecemos de um mal chamado incopetência…

    Esta é a Verdade.

  5. Acho que está ladainha já não têm mais justificativas, ou melhor, nunca teve, hoje a humanidade constrói pontes que atravessam o oceano, constrói prédios que se movimentam e até mesmo cidades inteiras, como é o caso de Pequim que em apenas cinco anos foi totalmente reconstruída, e em nossa cidade não conseguimos levar água para nossa população em 20 anos, cidade essa que representa o tamanho de um bairro grande em São Paulo.

    Padecemos de um mal chamado incompetência…

    Esta é a Verdade.

  6. Quando o Serafim estava na Prefeitura diariamente se ouvia fala do trabalho para solucionar o problema de abastecimento de água na cidade de Manaus, agora só se ouve falar na falta d’água, com o forte verão a temperatura na cidade já chegou a marca dos 39 graus, todos sofrem especialmente as crianças e as pessoas idosas. O nosso estado possui a maior reserva de água potável do mundo, o maior rio em volume d’água, mas as pessoas não têm acesso a esta água. Isto é um crime contra a população de Manaus que foi enganada nas ultimas eleições com a promessa do atual prefeito que resolveria em tempo record o problema de abastecimento de água da cidade. Isso me lembra o velho ditado “Rapadura é doce mais não é mole não” no palanque o candidato resolve tudo tem solução para todos os problemas da cidade, depois de eleito a coisa muda.

Comments are closed.