Médicos pioneiros em doenças tropicais e em assistência aos ribeirinhos recebem Título de Cidadão do Amazonas

O infectologista e pesquisador José Rodrigues Coura e o ex-diretor médico da Marinha Murilo Cortês Drumond receberam Títulos de Cidadão do Amazonas nesta quinta-feira (17), pelos relevantes serviços  prestados ao Estado. A propositura, de autoria do deputado Serafim Corrêa (PSB), foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“O Dr. Coura, além de médico infectologista, é pesquisador da FioCruz e ainda hoje, com mais de 80 anos de idade, se dirige ao Rio Negro, de voadeira e canoa, para fazer pesquisas de doenças tropicais no interior. O Dr. Murilo, que é  almirante médico, e também está na casa dos 80 anos, foi diretor da Marinha e implantou os navios patrulha que cuidam assistência médica aos ribeirinhos do Amazonas. Eles são  merecedores desse reconhecimento”, parabenizou o parlamentar.

Coura, paraibano, contribuiu com a formação de grandes infectologistas como o ex-Secretário de Saúde do Estado (Susan), Wilson Alecrim, e a diretora-presidente do Hospital de Medicina Tropical, Graça Alecrim, e desenvolve seu trabalho  na Amazônia há mais de 45 anos.

“Sou especializado em doenças infecciosas  e parasitárias,  também chamada de medicina tropical. Comecei a trabalhar no Hospital Getúlio Vargas, na década de 1970, com oito leitos  e depois passou a ter quatro enfermarias. Só depois que  foi criada a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. Em 1990, começamos a  receber alunos da Universidade do Amazonas para estágios na Fundação e também os levamos para Universidades Federal do Rio de Janeiro e de Brasília para atuar Rio Negro.  Nós montamos uma extensão no laboratório que funciona até hoje”,  explicou o especialista.

O médico Murilo Cortês, natural do Rio de Janeiro, responsável pelo envio de navios patrulha com assistência médica aos ribeirinhos, classificou como grandiosa a ação pioneira da Marinha e agradeceu a hospitalidade do povo amazonense.

“O que fizemos pelo Amazonas tornou-se algo grandioso porque a Marinha é grandiosa. A Marinha soube dar atendimento médico à população ribeirinha. Isso me dá uma honra enorme e ainda mais por ser cidadão do melhor estado do Brasil, das melhores pessoas, do povo  que tem o coração tão grande quanto o Amazonas. O Brasil pouco conhece o Amazonas, mas se conhecesse, o sentimento de ‘brasilidade’ seria muito maior do que é hoje”, agradeceu.

 

Texto: Assessoria do Deputado