Médico Jesus Pinheiro é Cidadão do Amazonas

A emoção marcou a entrega do título de Cidadão do Amazonas ao médico Jesus Pinheiro. A propositura é de autoria dos deputados Serafim Corrêa (PSB-AM) e Vicente Lopes (PMDB-AM). Familiares, amigos e autoridades vieram prestigiar a Sessão Especial que aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira, 5 de outubro.

Nascido em Barbalha, interior do Ceará, o homenageado lembrou da infância, dos pais e exaltou a cidade natal. “É um lugar lindo, no Vale do Cariri, sul do estado, uma terra de fontes naturais. Foi lá que passei a infância e a adolescência. Barbalha me preparou para a vida, que eu pude dar continuidade aqui no Amazonas, quando cheguei na década de 60, onde cursei a faculdade de medicina. Nessa terra pude exercer meu ofício, ajudar a população e formar uma família linda. Agradeço ao povo amazonense pela acolhida, pelo reconhecimento e em especial ao meu amigo Serafim Corrêa. Quando fui secretário de saúde na gestão dele na Prefeitura de Manaus, tive a honra de ver a administração municipal viabilizar o terreno onde foi construída a Liga Amazonense contra o Câncer e os serviços do SAMU. Grato também ao deputado Vicente Lopes, médico assim como eu, pela indicação ao meu nome. Muito obrigada”, disse o homenageado.

Em seu discurso, Serafim Corrêa destacou a amizade e o profissionalismo do Dr. Jesus. “Um homem íntegro e extremamente competente. Ajudou a implantar projetos muito importantes na área da saúde durante minha gestão como prefeito, como a maternidade Moura Tapajós, apenas para citar um exemplo. Ele que sempre honrou nosso estado, agora é reconhecidamente amazonense”, disse. O presidente da ALEAM, deputado Abdala Fraxe, também discursou e parabenizou o Dr. Jesus pelos 45 anos de vida profissional dedicados ao Amazonas.

Jesus Pinheiro é casado com Leíla Inêz de Aguiar Raposo com quem teve três filhos: Mariana, Manoel Jr. e Marcel, e quatro netos: Lucas, Manuela, Pedro e Maurício.

Biografia

MaNoel Jesus Pinheiro Coelho, nasceu na cidade de Barbalha, no Estado do Ceará, em 28 de novembro de 1944. É o terceiro filho de Francisco Macedo Coelho e Djanira Pinheiro Coelho. Fez seus estudos de nível fundamental e uma parte do ensino médio na cidade natal. Veio ainda muito jovem para Manaus, onde terminou o ensino médio e cursou preparatório de medicina no Colégio Brasileiro. Cursou medicina na Faculdade de Medicina da antiga Fundação Universidade do Amazonas (FUA), atualmente Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sendo aluno da segunda turma de 1972. Seguiu para o Rio de Janeiro e em 1974 concluiu a residência médica tornando-se especialista em Cirurgia Geral e Oncológica pelo Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil.

Voltou para Manaus para exercer suas atividades profissionais em 1975 e logo ingressou no serviço público através de concursos, para o cargo de médico especialista do Estado, na antiga Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SESAU), atualmente Superintendência de Saúde do Amazonas (SUSAM), da qual foi o primeiro secretário. Também ingressou no antigo INPS como médico cirurgião geral especialista em oncologia. Paralelamente, iniciou sua vida docente na UFAM, tornando-se professor do Departamento de Clínica Cirúrgica.

Tornou-se Membro da Academia de Medicina do Amazonas e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEA), ocupando a cadeira de n° 35, do professor Djalma da Cunha Batista. Por sua reconhecida competência e dedicação à gestão pública, ocupou cargos de diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), foi diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCECON), Secretário Estadual e Municipal de Saúde. Atualmente, dedica-se ao consultório e é presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC).