Marcelo Ramos critica demora na construção das UPAs

A construção das sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que auxiliaria  na diminuição da lotação nos hospitais e pronto socorros, estão atrasadas, de acordo com o deputado estadual Marcelo Ramos (PSB),  que esteve na manhã de quinta-feira, num terreno baldio no bairro Petrópolis, onde deveria estar sendo construída, pelo governo do Estado, uma das Unidades.

Segundo informações do parlamentar, o governo do Estado recebeu R$ 13,6 milhões do Ministério da Saúde para execução do programa, ficando com o restante do total de R$ 42 milhões para dar em contrapartida.  Os recursos foram liberados em 2009 e em 2010, as obras foram licitadas e contratadas, entretanto até agora nenhuma foi entregue, apesar do governo garantir que em dezembro quatro seriam entregues.

“O governo precisa entregar as obras prontas imediatamente, pois as Unidades farão um atendimento intermediário entre a urgência e a internação, o que faria com que diminuísse a lotação dos hospitais e Pronto Socorro. Não acredito que serão entregues as quatro, talvez três, mas vamos esperar”, disse.

O parlamentar defende que os concursados do Corpo de Bombeiros sejam chamados ficarem a disposição da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) e atendam nas UPAs. Ele lembrou ainda que em 2012 pediu que o Ministério da Saúde investigasse a situação das UPAs. “O governo falhou ao executar os recursos, e quem paga caro com isso é a população, que continua enfrentando filas em hospitais e pronto-socorros”, completou.