“Manoel Marçal sempre defendeu a bandeira dos portadores de necessidades especiais”, diz Serafim Corrêa

O deputado Serafim Corrêa (PSB) participou, na manhã desta segunda-feira (28), da reinauguração da Escola Estadual Manoel Marçal de Araújo –   localizada na rua Parintins, Cachoeirinha, Zona Sul –  que é especializada no atendimento a estudantes com múltiplas deficiências, incluindo autismo, síndrome de down e paralisia cerebral. O valor do investimento do Governo do Amazonas na obra foi de R$ 526,038,15, designados pelo Fundo de Promoção Social do Estado.

Em seu discurso, Serafim contou a história de luta de Manuel Marçal. “Esse é um momento de muita alegria para todos nós, mas, sobretudo, para o Robério e para mim, que fomos colegas de parlamento do Manuel Marçal. Ele era uma figura singular. Foi vereador conosco em cima de uma maca e sempre defendeu a bandeira dos portadores de necessidades especiais”.

Serafim lembrou que Manuel Marçal foi vítima de uma fatalidade do destino. Nos anos de 1960, no balneário do Parque Dez de Novembro, ele pulou em uma área funda do igarapé do Mindu. Mas, devido a uma chuva, o banco de areia havia se deslocado e ele bateu de cabeça, quebrando o pescoço. “Ele ficou tetraplégico e, mesmo assim, com toda essa adversidade na vida, foi eleito vereador. Não gozava de boa saúde, mas dedicou toda a sua vida a essa causa”, disse o deputado.

A escola, formada por 17 professores, é  inteiramente adaptada para o atendimento a estudantes portadores de necessidades especiais. Em 2015, 70 estudantes, entre 6 e 14 anos de idade, foram beneficiados. A unidade estadual de ensino tem dez salas de aula, brinquedoteca, refeitório, cozinha, banheiros, piscina de hidroterapia, quadra poliesportiva, entre outros. Os espaços possuem rampas de acesso para cadeirantes.

 

Texto: Assessoria do Deputado