Levando cidadania ao interior do Amazonas

Dra. Elza Vitória com um indígena no beiradão

Merece registro e aplausos a iniciativa da Dra. Elza Vitória, Juiza da Comarca de Japurá, pela iniciativa de levar cidadania às populações ribeirinhas do distante municipio. Esse gesto vem acontecendo cada vez com mais intensidade por parte de juízes que servem no nosso interior. Outro que sempre fez isso por onde passou foi o Dr. Luís Cláudio Chaves, hoje juiz em Manacapuru.

Veja a íntegra da notícia retirada do site do TJAM.

Japurá na luta para erradicar sub-registro

Comarca do município realiza campanha em que 160 registros são distribuídos em apenas 3 dias

A Comarca do Município de Japurá (a 1.100 km de distância de Manaus em linha reta) realizou entre os dias 1º e 3 de dezembro a Campanha de Erradicação do Sub-Registro. A juíza Elza Vitória, o escrivão Luís Yamané, e a equipe da Comarca entregaram 160 registros civis (149 novos registros mais 11 segundas vias de Certidões de Nascimento) à população ribeirinha das comunidades rurais do município.

Dentre os locais visitados, esteve a aldeia indígena de São José do Apapóris (região do alto rio Japurá, fronteira com a Colômbia).

Na região do Baixo Japurá, os registros serão entregues pelo Exército Brasileiro, que já está com os registros civis desde o dia 4/12.

Uma nova viagem está programada para o março ou abril 2010. A campanha será chamada de “Justiça e Cidadania para a População” e terá i apoio da Prefeitura Municipal de Japurá. Na campanha serão realizados registros civis de nascimento, identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, além de ações de Justiça Itinerante.