Justiça e Manicoré

arthur-virgilio_divulgacao_O Amazonas conhece a pendência jurídica que houve em Manicoré. O vice do candidato que teve mais votos, Emerson França, o falecido ex-prefeito Waldomiro Gomes, era inelegível.

Após renhida batalha judicial, em que o prefeito legítimo, que está no cargo, Manoel “Nena” Galdino, venceu em todas as instâncias, passaram a tramar artimanhas contra ele. Buscaram, ainda no campo jurídico, legitimar uma pantomima da Câmara Municipal de Manicoré, que seria a cassação do mandato de seu vice-prefeito, o engenheiro Lúcio Flávio do Rosário. A comissão processante funcionou sem respeitar rito legal, da ampla defesa às formalidades mais simples, produzindo, portanto, fatos nulos de pleno direito.

O prefeito “Nena” sofreu atentado à bala. Escapou por pouco. Ficou paraplégico. A Polícia Federal, provocada por mim, em três dias descobriu tudo. Que a ordem partiu, muito de perto, do ex-prefeito Emerson França, mais de perto ainda, do irmão dele, Emir França, que preside a Câmara Municipal. O crime teria sido encomendado a um marceneiro de Manicoré, chamado Neuton, que, por sua vez, teria contratado um matador.

Nena só pode se tratar no Sarah Kubitschek porque tinha vice-prefeito de confiança. Conseguiu reduzir as dores. Anda pela casa em cadeira de rodas. Precisa de mais exercícios para recuperar o máximo da condição muscular. A grande meta é dirigir carro adaptado e isso só vai ser possível se cumprida a segunda etapa do tratamento.

O plano escabroso de querer tirar o mandato do vice-prefeito tem o objetivo de dar a Nena duas opções: ou governa Manicoré sem sair de lá, condenando sua vida à crescente perda de qualidade e longevidade, ou preserva o que puder da vida e entrega o poder para os mesmos que tentaram matá-lo.

Esse grupo tem sido prestigiado pelas mais altas autoridades do Estado, a começar pelo governador. Isso, infelizmente, tem refletido no Judiciário. O desembargador Domingos Chalub produziu, quinta-feira, decisão grotesca, porque legitimando o resultado ilegal da Câmara de Manicoré, e cruel, porque visando a condenar Nena a morrer mais cedo e a viver pior – homem de brio como ele jamais entregaria o poder às pessoas que, viciadas em assaltar o Município, queriam matá-lo.

Tempos atrás foi decretada prisão preventiva de Emir França, Neuton, que fugiu para o Paraná, e mais alguns. Ficaram apenas três dias presos, liberados por recomendação do promotor Fábio Monteiro, o mesmo que agiu dura e corretamente nos episódios Wallace Souza e Adail Pinheiro, estranhamente mole no episódio que interessava aos poderosos do Estado.

O desembargador Chalub, sob crivo do CNJ, acabou de vencer apenas o primeiro de alguns rounds que terá que travar naquela instância, por conta da Operação Vorax. Apesar disso, desafiou o bom senso, dizendo não à Justiça e “sim-senhor” aos poderosos.

O ministro César Asfor Rocha, presidente do STF, provocado por competente petição do advogado José Dutra, imediatamente derrubou a teratologia e restabeleceu o império da Lei, nesse imbróglio de Manicoré.

Setores da Justiça amazonense me preocupam e muito. Poder sem independência se divide entre raras exceções, de um lado, e, de outro, omissos e corruptos. E juiz covarde é igual a juiz corrupto, causando o mesmo mal.

Estou chegando no meu limite. Daqui em diante não deixarei passar nada. Quem quiser duvide disso.

4 thoughts on “Justiça e Manicoré

  1. Infelismente vivemos onde vivemos. Onde o dinheiro compra e manda em quase tudo. O fato deste cara ser Senador da República? É isso que dá o direito dele ir para os Jornais falar balelas como esta? E os jornais? Porque não procuram cobrir ou se informar sobre tais assuntos antes de divulga-los?
    Será que ele sabe tem conhecimento sobre um documento encontrado dentro das dependências da Prefeitura de Manicoré, no qual o Vice prefeito Lúcio Flávio, “cassado nesta sexta-feira – 11.12.09”, declara que o município gastou 65.000 reais só com alugueis de aviões, os quais foram usados pra transporte de ribeirinhos, logistica e outros, aso afetados pela “cheia do rio madeira”!!! Ops, que aviões fantasmas são esses?
    E a merenda escolar? Isso mesmo, Merenda Escolar, VERBA NACIONAL (CRIME NACIONAL). Neste ano, periodo em que o Sr. Lúcio assumiu o cargo de prefeito desta cidade, todas as escolas do município de manicoré-AM não receberam merenda escolar. Repito: CRIME FEDERAL.
    E o Secretario de Educação? Este, segundo a folha da prefeitura, recebe mais de 14.000 de salário mensal.
    E pra finalizar, as notificações da polícia federal começaram a chegar em manicoré, e acreditem, não são para os senhores Emerson França nem para o presidente da câmara… E o tal “pedreiro”, preso juntamente com outras oito pessoas em manicoré, “suspeitos de tramarem o assassinato de Nena”, este já prestou vários depoimentos e entrevista, e que ainda está sobre proteção da justiça, haja visto a gravidade de suas declarações, informou coisas surpreendentes que vai deixar o povo de manicoré de queixo caído (referindo-se ao atentado).
    É coercio fechando, dinheiro sumindo, centenas e sentenas de pessoas sendo demitidas… Essa é a manicoré. Venham aqui e comprovem… xau

  2. meus amigos vc´s todo tem que se junta e forma um grupo forte para tira do poder o grupo de amazonino, eduardo braga e alfredo nascimento como isso deve acontece, se juntem todos da oposiçao. ex. serafim,arthur, paurdeney avelino,marcelo ramos praciano, formem uma chapa em nome de jesus,,,,por que ganhando alfredo, omar e amazonino é a mesma coisa, somente é troca de cadeira, lembre-se eles estão agoniados.

  3. Gostaria de dizer que como filho de Manicoré,jamais irei aceitar essas BARBARIDADES E FULERAGENS que vem acontecendo com minha cidade.O Senador Arthur Neto que não passa de um DITADOR BARATO,cuja sua fama foi marcada quando ele foi prefeito de Manaus,deveria cuidar de trabalhar e deixar de perseguir o povo de Manicoré,pois o SENADOR ARTHUR NETO o que ele mais fez em Manicoré foi pregar a DESUNIÃO,E A DISCÓRDIA…Não aceitamos esse tipo de politico que só pensa em meia dúzia,nossa cidade estava muito bém graças a deus e super administração do EMERSON FRANÇA,que por sua vêz deu 03(tres)PEIA CABILUDA nesse grupinho fajuta,irresponsável,e mentiroso….As urnas falaram mais alto senador,,o sr tem que deixar o povo de Manicoré em PAZ,vá trabalhar,tente pelo ao menos fazer alguma coisa para Manicoré,pois são 08 anos de mandato seu e porque só agora o sr vem querer dizer o que nada fez.Esse grupo politico da UNIPOM tinha que deixar a própria Justiça fazer justiça e não politicos carrascos fazer o que fizeram com o vice prefeito saudoso WALDOMIRO GOMES,hora em que mãos o nosso municipio veio ficar,hora em que situação nossa cidade ficou,podemos analizar como estava nossa cidade na Administração de Emerson França:QUASE 4 MIL PESSOAS TRABALHANDO,O COMERCIO CRESCEU,A ECONOMIA AVANÇOU,AS ASSOCIAÇÕES TIVERAM APOIO,O PREFEITO EMERSON CRIOU O SUBSÍDIO DA BORRACHA FATO INÉDITO NO BRASIL,MAIS MÉDICOS TRABALHANDO,MAIS REMÉDIOS NOS POSTOS DE SAÚDE,MERENDA ESCOLAR PARA OS ESTUDANTES,TRANSPORTE ESCOLAR NA CIDADE E ZONA RURAL,O EMERSON TIROU MANICORÉ DA COLOCAÇÃO 39ª NA ECONOMIA/ESTADUAL NO ANO DE 2004 E COLOCOU O MUNICIPIO NA 7ª MELHOR COLOCAÇÃO DA ECONOMIA DA HISTÓRIA POLITICA ADMINISTRATIVA DO ESTADO DO AMAZONAS,FATO ESTE QUE MARCOU HISTORICAMENTE O NOSSO MUNICIPIO INFELIZMENTE SENADOR,hoje a realidade é outra,nossa cidade vive uma verdadeira CALAMINADE,UM POVO SEM PAZ,SEM PESPECTIVA DE VIDA,EM FIM UM VERDADEIRO “CAOS”…Na verdade senador,foram muitas as conquistas que nossa cidade teve de 2005 a 2008,portanto senador não queira atrapalhar os trabalhos dos nossos VEREADORES pois eles estão fazendo um trabalho sério,honesto,e respaudado nos direitos de todos.Vamos ficar vigilante e de OLHO nessas suas viagens que ao invéz de trabalhar fica fazendo o que não deve,deixe de ser cruel e ditador,exatamente isso que o lúcio carrasco aprendeu com você nè????O POVO DE MANICORÉ TÁ DE OLHO EM VOCÊ….E NO VICE PREFEITO IMPOSTOR….

Comments are closed.