HOJE NA FRANÇA, AMANHÃ NO BRASIL

No mundo inteiro as pessoas estão vivendo mais. Por razões obvias isso desequilibra as contas da Previdencia Social. A campanha eleitoraldevia ter discutido isso, já que esse problema também é nosso, mas não houve uma única palavra sobre o tema.

Na França o aumento da idade minima de 60 para 62 anos é o principal item da reforma previdenciária que tem mobilizado toda a opinião pública.

Inevitavelmente esse tema estará na agenda do Brasil nos próximos quatro anos.

Reproduzo abaixo materia de O GLOBO e agencias internacionais:

Senado francês aprova reforma na previdência
De O Globo, com agências internacionais

O ministro do Trabalho francês, Eric Woerth, no Senado, em Paris, durante a discussão sobra a reforma na previdência, nesta sexta-feira

RIO – Os senadores da França aprovaram em votação final nesta sexta-feira, por 177 votos a favor e 153 contra, a reforma na previdência, que, entre outras medidas, aumenta a idade para aposentadoria de 60 para 62 anos. O projeto deverá passar por uma comissão parlamentar mista na segunda-feira, antes que o conselho constitucional, a maior autoridade constitucional da França, dê a aprovação final.

A controversa reforma previdenciária causou uma série de greves e protestos em toda a França. Os manifestantes são contrários ao aumento da idade mínima para aposentadoria e à ampliação da idade para ter direito à aposentadoria integral, que passaria de 65 para 67 anos no caso dos trabalhadores que não atingiram o tempo de contribuição exigido (40,5 anos).

Na manhã desta quinta-feira, manifestantes em greve bloquearam o acesso ao aeroporto de Marselha, no sudoeste do país. Os passageiros impedidos de entrar no aeroporto tiveram que andar com suas malas pelo lado de fora. Com o bloqueio de grevistas a refinarias, cerca de um quarto dos 12,5 mil postos de gasolina franceses ficaram sem combustível na quinta-feira, segundo o ministro da Indústria, Christian Estrosi.

Veja fotos das manifestações na França

Saiba mais: ‘Agora, o governo tem que ir até o fim’, diz economista sobre reforma na França

Polícia enfrenta manifestantes em refinaria

Nesta sexta-feira, a polícia francesa enfrentou manifestantes na entrada de uma das mais importantes refinarias de petróleo do país. A refinaria de Grandpuits, perto de Paris, é uma das 12 afetadas pelas greves e manifestações dos últimos dias contra a reforma na Previdência. Ela fornece combustível para a capital francesa e os principais aeroportos da cidade, Orly e Charles de Gaulle.

No começo da semana, o presidente Nicolas Sarkozy ordenou que as autoridades acabassem com os bloqueios dos grevistas nas refinarias do país depois que milhares de postos de combustíveis ficaram sem o produto.

Em Grandpuit, o bloqueio já durava dez dias. Na madrugada da sexta-feira, cerca de cem policiais chegaram à refinaria com um representante do governo local e ordens de reabrir a instalação.

Horas depois, dezenas de grevistas formaram uma barreira humana na entrada da refinaria para tentar impedir que outros trabalhadores entrassem em Grandpuit e fossem trabalhar, obedecendo uma ordem judicial. A polícia então tentou tirar os grevistas, mas os manifestantes reagiram, dando início a um confronto na entrada da refinaria, que acabou com o fim do bloqueio em Grandpuits.

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas e uma foi levada para um hospital.

Apesar dos confrontos, os sindicatos da França já convocaram mais dois dias de greves e manifestações, em 28 de outubro e 6 de novembro, após o período de férias escolares que começa neste final de semana.