Herança Bendita

O uso da tecnologia da informação na administração pública para facilitar a vida das pessoas e dar transparência à gestão é fundamental. Foi por isso que durante a minha gestão avançamos na informatização. 

Conquistas importantes para a vida das pessoas como o Portal de Serviços da Prefeitura, aí incluídos, por exemplo, a Certidão Negativa e a impressão de documentos de arrecadação pela Internet; o acesso aos dados da gestão, inclusive TODOS os pagamentos realizados, foi outra conquista importante para a transparência. A Nota Fiscal Eletrônica foi outro avanço fantástico. Manaus foi a terceira cidade no Brasil a disponibilizar esse serviço. 

A par disso foram feitos investimentos em equipamentos e recursos humanos. Buscando continuar nessa rota, a da melhora constante dos serviços, firmamos com o Ministério da Fazenda convenio relativo ao PNAFM — Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros — para prosseguir na modernização. Os recursos ficaram disponíveis para a atual administração na ordem de 23 milhões de reais.

Pois bem. Agora a atual administração tenta vender a imagem de que nada presta, que a Prefeitura usa três sistemas, o SIAFEM, contratado com o SERPRO, para a contabilidade; o STI, produzido por funcionários da própria SEMEF, que controla a arrecadação; e o da Nota Fiscal Eletrônica, da PRODAM-SP quando ideal seria usar um único programa que fizesse as três coisas. E mais. Que o sistema que controla a arrecadação não é seguro porque alguém com senha pode baixar tributos não pagos.

Até pode, mas seus dados ficam registrados e tem que haver uma razão para a suspensão. Por exemplo: uma decisão administrativa ou uma ordem judicial. Fora disso, se alguém deletar débitos, trata-se de crime, a ser apurado no primeiro momento pela própria administração e no segundo pela polícia.

Algumas coisas são óbvias.

A primeira de que no campo da informática a necessidade de modernizar é permanente. Concordo. Tanto concordo que busquei os recursos do PNAFM para que isso fosse feito. QUE HERANÇA BENDITA. Começam tendo o dinheiro para resolver a questão. Quem não gostaria de receber uma herança dessas?
Segundo: é claro que se você tiver um único programa que faça tudo, melhor.

Agora, outras coisas também são óbvias: não dá para desconhecer ou diminuir tudo o que foi feito nos últimos quatro anos como, por exemplo, CND pela Internet, a Nota Fiscal Eletrônica e a transparência total na informação dos pagamentos via Internet que, aliás, tiraram do ar sob a alegação de que estavam refazendo o programa, quando todos sabem que não foi essa a razão. A verdade é que eles não querem transparência e estão escondendo algo.

Existem acusações na mídia, principalmente, na eletrônica de que por trás disso tudo está o interesse em adquirir um “software” de uma determinada empresa. Não faço essa acusação.

Agora que fiquem bem claros para todos, alguns pontos:

  1. Há o dinheiro para a modernização deixado pela minha administração. Portanto, uma herança bendita.
  2. Esse dinheiro tem que ser aplicado com respeito às regras da administração pública. Todos os que concorrerem nessa licitação devem mostrar antes onde o “software” foi implantado e, todos nós, precisamos ver e ouvir se o mesmo funciona a contento. Não dá para criar um ambiente de suposto caos para em seguida comprar um “software” que faria jorrar leite e mel nas torneiras da cidade. Isso seria ilusão.

Pra fechar, a pergunta que não quer calar: durante quatro anos, com os dados do SIAFEM, foram divulgados via Internet TODOS OS PAGAMENTOS FEITOS PELA PREFEITURA.

Quando voltam a disponibilizar os dados? Já agora, ou vão esperar comprar esse “software”milagroso?

11 thoughts on “Herança Bendita

  1. SARAFA, ESPERO QUE O ATUAL PREFEITO “O MALUF DO AMAZONAS”, NÃO CONSIGA FAZER TODAS AS COISAS QUE ESTA PRETENDENDO, POIS SE NÃO VAMOS ACABAR NUM TOTAL CAOS. DO ROUBO A TOTAL CORRUPÇÃO, “ESTAMOS FADADOS A ESTA ATUAL PREFEITURA”.

  2. A herança é bendita em MUITOS outros segmentos.
    No entanto, sabendo quem são as pessoas que assumiram a prefeitura, é óbvio que elas jamais admitirão as benfeitorias inúmeras da gestão serafim.

  3. Como minha mãe sempre dizia: “Se não aprende com amor, aprende com a dor”. Toma Manaus que o filho é teu!

  4. “EU TENHO ORGULHO DE SER AMAZONENSE”. A Secretaria deve primeiramene explicar (“desmentir”) os comentários feitos pelos Jornais de Manaus e reclamação da Associação dos Fanzendários, para depois começar a criticar o “Sotfware” usado atualmente. Durante o final do dia de hoje provavelmente o ex-Secretário de finança irá contradizer alguns fatos levantados pela atual secretária (ESPERAMOS !!!! FALA EX-SECRETÁRIO). Já se foi o tempo em que a cidade de Manaus precisava importar Portugueses para Governar uma Cidade povoada de Barés,Manaós e Ticunas;conheço vários profissionais que destacaram-se nas grandes cidades deste país que podem (universidades, institutos e outros) e muito contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade. No final desta semana chegarem a conclusão que mais uma vez não havia fundamentos para estes estardalhaços, vejam o exemplo na Saúde, Educação,Dívida pública, e agora a Secretária de Finanaças. O Telhado está sendo gradativamente quebrado.

  5. A logica do Administracao “ultra-moderna” de Amazonino e’ vender dificuldades p/ comprar facilidades. Agora digo uma coisa : A midia colocou Amazonino Alcade a MIDIA tambem tem o papel de retira-lo, igual caso collor-globo.

  6. Sarafa,
    Prefiro lhe chamar assim, quero aqui dizer que o povo tem o governante que merece, é preciso que eles tenham no comando uma pessoa despreparada como Amazonino que nunca fez nada de efetivo pela cidade de Manaus a não ser enriquecer os seus bolsos e esvaziar os cofres públicos, este senhor sexagenário, durante as suas gestões anteriores achava que ia governar com um talão de cheques, onde poderia fazer o que bem entendia, hj a sociedade e a forma de governar os mecanismos mudaram, e mudaram para que os politicos não se utilizem do instrumento público para se beneficiar como acontecia no passado.
    Sarafa, este senhor esta totalmente perdido, desfazendo programas vitoriosos criados por sua administração e por simples vaidade punindo o povo.
    Espero que um dia o nosso amado e querido povo de Manaus e do Amazonas, aprenda que não se vive apenas de pão e circo como eles sempre pregaram.
    Que administrar uma cidade como Manaus, não é para qualquer aventureiro, e por isso me orgulho muito da sua administração.
    ESpero que você encontre coragem para lutar novamente para defender este povo e fazer o melhor pela nossa querida e amada Manaus. Seu exército esta a postos prontos para a grande batalha, crescendo cada vez mais por todas aqueles que se sentem enganados pelo atual prefeito de Manaus, estamos apenas aguardando o momento certo de mais uma vez lhe conduzirmos até a prefeitura.
    Saudações Socialistas.

  7. O lider do prefeito o Homero de Miranda, parece papagaio, so sabe repetir uma frase, a culpa é
    da administração anterior.

  8. A ADM DO AMAZONINO SÓ ESTA FAZENDO O QUE ELES SEMPRE FIZERAM QUE A SOCIEDADE PAGA OS IMPOSTOS 2 VEZES ATRAVES DO IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÃO DIRETA DOS PAIS.

  9. sarafa sera que esse novo software vai cobrar de volta o iptu do sabino, e quem sabe do atual prefeito?????????

  10. Bom dia!

    Sr. ex-prefeito,

    Me chamo Wladson, 22 anos sou estudante de Administração. Li em seu post como a prefeitura está bem equipada quanto aos seus sistemas de informação, porém vale ressaltar que a população manauara continua longe dessa realidade. No meu caso, sou estudande e preciso muito de acesso à internet, por morar em imóvel alugado não tenho telefone fixo e isso me faz lembrar de uma das “promessas” do atual prefeito… KD AS CARRETAS DE INTERNET?

    Já procurei e não encontrei maneiras de cobrar de fato essa promessa. Se o sr. tiver alguma dica de como exigir que tal “proposta” ficarei grato!

  11. O quanto esse povo foi avisado!!!
    Como puderam se iludir tão facilmente pelas milhares de promessas infundadas do dito cujo?
    Em menos de 6 meses estão todos arrependidos, sem motivação nenhuma pra defender seu ídolo, sem aquele sorriso do período eleitoral que me deixava furioso com tanta idiotice.
    Mas agora é tarde. Só a cassação pode nos salvar de tanta incompetência e pilantragem…

Comments are closed.