Fundadora do Lar das Marias recebe Título de Cidadã do Amazonas  

Fundadora e presidente do Lar das Marias, a médica oncologista Adelaide Machado Portela, recebeu, na tarde desta quinta-feira (10), na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado), o Título de Cidadã do Amazonas.

Natural de Mojui dos Campos, no Pará, Adelaide é graduada pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas) e possui especialidade em oncologia, no Hospital de Oncologia do Rio de Janeiro. Na FCecon foi médica e chefe da Oncologia Clínica no período de 1991 até 2018. Em 2006, Adelaide fundou a Associação de Apoio às Mulheres Portadoras de Câncer, conhecido como “Lar das Marias”, que acolhe e cuida das mulheres em tratamento na capital amazonense.

Foto: Marcelo Araújo

“Recebo o Título de Cidadã do Amazonas com muita honra. Me sinto grata de coração, pois é algo inesperado,  mas que aconteceu e me deixou muito feliz. Em 13 anos de trabalho, o Lar das Marias atendeu cerca de 2.500 mulheres que estavam numa situação de risco. O tratamento é demorado, mas com o apoio de amigos, conseguimos manter esse projeto, que tem o objetivo de acolher às pacientes”, disse Adelaide.

Autor do Projeto de Lei que concedeu a honraria, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou que este é um reconhecimento à Adelaide pelo trabalho voltado para a saúde das mulheres e principalmente, pela solidariedade humana.

“No Lar das Marias, ela desenvolve um trabalho social relevante, uma vez que atende mulheres que vêm de fora, que vêm do interior, fazer tratamento na FCecon e que não têm condições financeiras. Isso completa o ser humano excepcional que ela é, porque além de tudo fazer para curar os pacientes, ela também se dedica a estender o ombro amigo para ser solidária às mulheres que estão fragilizadas e necessitando de uma mão amiga. Justa e merecida homenagem que a ALE-AM faz a essa nova amazonense”, disse Serafim.

Presidente da Lacc (Liga Amazonense Contra o Câncer), o mastologista Jesus Pinheiro afirmou que a concessão do título de cidadã é o reconhecimento do trabalho realizado pela médica Adelaide Portela.

“Falar da Adelaide é falar de amizade, falar de trabalho, é falar da FCecon e é falar da filantropia”, declarou Jesus.

O médico Marcus Barros destacou que a marca de Adelaide Portela é a sensibilidade com as pessoas que sofrem. “O trabalho que ela faz pela  sociedade, hoje, este Poder Legislativo reconhece. Ela é uma pessoa que veio do interior do Pará e aqui se localizou e só fez o bem, então é emocionante esse momento de reconhecimento”, avaliou.

O evento em homenagem à médica foi realizado no Plenário Ruy Araújo, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), nº 3.950, bairro Parque 10 de Novembro.