Fotógrafo do EM TEMPO ganha prêmio internacional

Do EM TEMPO ONLINE, por Priscila Caldas:
Alberto César inscreveu um ensaio que registra o desmatamento e as cheias dos rios – foto: Diego Janatã
Alberto César inscreveu um ensaio que registra o desmatamento e as cheias dos rios – foto: Diego Janatã
O repórter fotográfico Alberto César Araújo foi selecionado na última sexta-feira (12) pelo Pictures of the Year Latam 2013 (POY Latam), um dos maiores e mais antigos prêmios de fotojornalismo do mundo.
O amazonense foi premiado na categoria ‘Carolina Hidalgo Viver de Paisagem Humana’, após concorrer com mais de dois mil candidatos de todos os países da América Latina. O resultado será oficializado neste sábado (13) por meio do site www.nuestramirada.org
Araújo inscreveu um ensaio que contém aproximadamente 20 fotos. O projeto, intitulado ‘Uma Certa Amazônia’, é resultado de um trabalho de pesquisas desenvolvidas ao longo de cinco anos por todos os Estados que integram a Amazônia Legal.
As imagens mostram fatos como o desmatamento e os fenômenos da seca e cheia dos rios Negro e Solimões.
“Ao percorrer os diversos Estados pude fazer um mix desses acontecimentos. Isso mostra a nossa realidade. As imagens também abordam a questão do aquecimento global”, explica o fotógrafo. Araújo integra a equipe de fotojornalistas do EM TEMPO.
O processo de seleção foi transmitido ao vivo, ontem (12), por meio da página eletrônica da própria organização (Nuestra Mirada). O julgamento aconteceu na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Araújo conta que acompanhou o momento da votação. Ele afirma ter ficado apreensivo com o resultado a cada explanação feita pelos jurados.
“É emocionante ver que o seu trabalho ficou entre os 20, depois entre os oito, cinco e logo após concluir que você foi o escolhido. É realmente gratificante”, expressa.
O crivo dos jurados é composto pelos fotógrafos: Cristina Garcia Rodero (Espanha), Mary Ellen Mark (EUA), Pascal Maitre (França), Nair Benedicto (Brasil) e Louis Weinstein (Chile). A transmissão pode ser vista em mais de 15 países.
Acompanhe a sequência vencedora do prêmio:
Comentário meu: O Alberto está de parabéns. As suas fotos retratam muito bem a Amazonia. A sequencia no Youtube merece ser acessada e visitada.