Fazenda confirma Barreto no lugar de Cartaxo no ano que vem

Do site do SINDIRECEITA:

O Ministério da Fazenda confirmou nesta quarta-feira (15/12) o nome do Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto para o cargo de secretário da RFB (Receita Federal do Brasil) no governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Barreto substituirá o atual secretário Auditor-Fiscal Otacílio Cartaxo, que ocupa a função desde julho de 2009.

Carlos Barreto está na presidência do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) desde abril de 2009. Baiano de Ibiritinga, o Auditor-Fiscal ingressou na RFB em 1978. Em 1981, assumiu a chefia do Serviço de Fiscalização da DRF (Delegacia da RFB) em Belém (PA), onde permaneceu até 1982; também foi chefe do Serviço de Fiscalização da DRF/Salvador (BA) até 1988. De 1992 a 1996, foi nomeado delegado da unidade, deixando o cargo para assumir a DRJ (Delegacia de Julgamento da RFB) em Salvador, onde ficou até 2001. No ano seguinte, trabalhou como secretário-adjunto da RFB. Largou a função em 2009, para se dedicar à presidência do Carf.

O Auditor-Fiscal foi um dos personagens de matéria publicada na edição de número 11 do Integração, em setembro deste ano. A reportagem tratava dos 85 anos do Carf. À época, Barreto destacou o papel do Conselho como importante mecanismo de contribuição para “a redução dos litígios administrativos, de modo a aperfeiçoar a administração tributária, o controle da legalidade dos atos administrativos e a segurança jurídica na área tributária.”

Além do novo cargo de Carlos Alberto Barreto, a Fazenda também divulgou a promoção de Nelson Barbosa a secretário-executivo do Ministério, o segundo principal cargo na hierarquia da pasta; e os nomes de Márcio Holland de Brito, na Secretaria de Política Econômica, e de Carlos Márcio Bicalho Cozendey, na Secretaria de Assuntos Internacionais. Ainda de acordo com a divulgação feita pelo Ministério, permanecem nos cargos Arno Hugo Augustin Filho (Tesouro Nacional), Adriana Queiroz de Carvalho (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) e Antonio Henrique Pinheiro Silveira (Acompanhamento Econômico)