Estudantes nas ruas! A luta continua!

Em mais um momento histórico do Movimento Estudantil Amazonense, os estudantes de Manaus foram às ruas no encerramento da Jornada de Lutas da UNE e UBES. A Jornada de Lutas Nacional teve como principais pautas a defesa do investimento de 50% do Fundo Social do Pré Sal e de 10% do PIB brasileiro para a Educação. A pauta local não poderia deixar de ser o aumento da tarifa do transporte coletivo, além do fim da tarifa social e volta do pagamento em dinheiro na catraca.

Segundo a Polícia Militar, mais de 7 mil estudantes estiveram nas ruas, numa grande aula de cidadania. Mais de 30 escolas foram mobilizadas, além dos universitários da UFAM, UEA, Uninorte.

“Nas ruas em março, eu paro quarteirão. 10% do PIB pra educação”, “Dois e oitenta não dá”, “Negão vem pegar busão”, “Se a tarifa aumentar, a cidade vai parar” eram as palavras de ordem de deram o tom da passeata que percorreu algumas avenidas de nossa cidade.

Os estudantes saíram da Praça do Congresso, ocuparam o Terminal de Integração 1, protestaram em frente ao Sindicato dos Empresários do Transporte Coletivo (SINETRAN) até a Prefeitura de Manaus, onde foram recebidos pela Guarda Metropolitana. Os portões da Prefeitura de Manaus estavam trancados com correntes e cadeados e com muito diálogo uma comissão formada por estudantes de cada escola mobilizada, além de representantes da UMES, UBES, UNE e CEJAM.

Este é o primeiro de muitos atos que acontecerão até a notícia de que a tarifa será congelada e que os direitos serão reincorporados.

Valeu galera das Escolas: Sant’ana, Simon Bolivar, Roderick Castelo Branco, Solon de Lucena, IEA, Estadual, IFAM-Centro, IFAM-Leste, Dom João, Marcantônio Vilaça, Aldeia do Conhecimento, Angelo Ramazzoti, Antenor Sarmento, Brasileiro, e muitas outras. Além dos estudantes da UFAM, UEA e Uninorte. Parabéns.

Da assessoria da Juventude Socialista Brasileira (JSB-AM).