Estão destruindo os nossos parques

serafimcorrea_artigosManaus é uma cidade que da beira do rio até o Boulevard Amazonas tem sete espaçosas e bonitas praças: Praça dos Remédios, da Matriz, da Prefeitura, de São Sebastião, da Polícia, do Congresso e da Saudade. Essa foi a cidade que os portugueses construíram com espaços para a convivência das pessoas.

A partir dos anos 60 a cidade explodiu e não houve a preocupação em reservar espaços de convivência nas novas áreas para onde a cidade cresceu.

Ainda na campanha de 2004 disse que resgatar espaços públicos que melhorassem a vida das pessoas seria um objetivo do meu governo. E ao assumir a Prefeitura de Manaus, dentro obviamente dos limites orçamentários bem estreitos, recuperamos o Parque do Mindu, conquista importante do então Prefeito Arthur Neto, e iniciamos o Parque Ponte dos Bilhares, um Oasis com 60 mil metros quadrados, equivalente a seis campos de futebol plantado no meio de uma área densa de prédios, uma verdadeira selva de pedra. Um espaço para lazer, cultura e esporte.

Passou a ser uma referência da cidade.

Depois no espaço público outrora invadido no Conjunto Eldorado onde funcionava uma churrascaria surgiu um novo espaço de lazer, esporte e cultura.

Na sequencia, o Parque Lagoa do Japiim, pleito antigo da população daquela área que não tem espaço de convivência. Este último foi entregue a primeira etapa, ficando para a nova administração concluir a segunda etapa que é a parte reservada ao esporte com quadras e campos de futebol.

Esse foi um esforço grande, feito com recursos públicos para servir o público. Com a posse da nova administração que prometeu o céu e mais alguma coisa que não cabiam dentro do orçamento do município, o que se esperava eram, pelo menos, duas coisas: a primeira, conservar o que estava feito e a segunda, prosseguir no esforço de mais espaços de lazer, até porque ficaram, por exemplo, recursos contratados com a Caixa Economica para o Parque Linear do Mindu, na zona leste, e o projeto do Parque Encontro das Lajes, do mestre Orcar Niemeyer.

O que aconteceu foi exatamente o contrário.

Nenhuma iniciativa de novos parques. E pior: o abandono total dos existentes.

O Parque Ponte dos Bilhares virou ponto de encontro de briga de “gangues”. As famílias, as crianças, os namorados deixaram de freqüentar o parque. E os restaurantes, as sorveterias, foram fechando. O Parque Lagoa do Japiim foi fechado, a pretexto de que a estação de tratamento parou de funcionar. E por que parou? Eles responderam: “Nós não fizemos nada”. Ora, uma estação de tratamento, sete meses sem manutenção, obviamente pararia de funcionar.

É lamentável tudo isso. Pensam que com essa postura me atingem ou me prejudicam. Não. Prejudicam toda a população que vê sendo eliminadas novas alternativas que foram criadas com o seu dinheiro.

Enquanto isso, o prefeito está na Europa onde foi participar da Conferência sobre o Clima, o vice está na cadeia e a cidade é admnistrada provisoriamente pelo Presidente da Câmara Municipal.

Quanto descaso com a coisa pública!

7 thoughts on “Estão destruindo os nossos parques

  1. Lembro que logo no início do ano, quando fui levar o pequeno Pedro para pela primeira vez conhecer o Pq. Ponte dos Bilhares, ja havia o nítido sinal de que o novo Oasis no coração de Manaus seria maltratado. Veja que essa “gente” ‘e tao mesquinha que a primeira atitude foi retirar a a iluminação da placa alusiva a inauguração da obra. Como se aquela provocada escuridão fosse apagar da memória das pessoas aquela maravilhosa obra.

  2. Esta situação dos Parques é apenas a ponta o iceberg da incompetência desta administração. Já estamos completando um ano de gestão e nada do que foi prometido virou realidade vou lembrar umas coisas aqui:
    O que foi feito da tarifa Social que foi adiada a sua implantação por 3 vezes ja nesta gestão do Negão?
    Por que não se construiu uma creche sequer e o que foi feito com o recurso que ficou para construir a creche no Bairro de santa Luzia?
    Onde está o prefeito que não esta em seu ônibus administrando perto do povo?

    Kd o saúde jovem, as caretas com consultórios, inclusive odontológicos?

    O que houve com o “Manaus Urgente”?
    Onde esta a Escola aberta?

    Mais uma vez o povo de Manaus é vítima de Estelionato eleitoral..

    O povo tem o administrador que merece!

  3. Serafim, estão destruindo a cidade!
    Daqui a pouco a Prefeitura vai estar atendendo dentro de um presídio!!!
    Ops! já está!

  4. sr. serafim minha torcida por vc foi tao grande nas eleicoes passada quando vc perdeu foi como se meu time do coracao tivesse perdido o campeonato votei e consequi votos pra vc nao sou muito de politica mais me envolvi nas rodadas de discursoes com amigos fiquei muito triste pela derota mais estou pronto para um novo combate , um grande abraco meu e de minha familia.

  5. Serafim
    Não se pode confiar em um governo que simplesmente não se preoculpa com as dores que a população tem, é esse tipo de governo que hoje temos, para ele manaus esta maravilhosa, sem buracos(visite a zona leste), com enes parques e todos bem cuidados, com um trâsito maravilhoso, com água nos lares, com merendas de qualidade nas escolas,com remédios em abundancia nas casinhas da familia,com 1000 creches onde esta faltando criança para elas, com internet para zona leste em caminhôes, com um transporte coletivo de primeiro mundo,com um gabinete intinerante nos barcos para jogar dominó e pescar com sua trupe, com o transporte de garis em paus-de-arara,com agentes de trânsito chamados de propineiros,com asfaltamento das 2000 ruas,com uma iluminação de dar inveja a Paris, com a nova ponta negra, envolvimento com pessoas de bem(uma quadrilha) e mais uma nova sede para a prefeitura ( Raimundo Vidal Pessoa)e ainda arranjou um parceiro na sua medida, Alfredo Buchada o homen dos portos onde o piscinão de ramos esta com inveja deles(portos)e o pinóquio tambem,o homem do metrô de superficie(tu é leso é RAIMUNDO)da nova veneza, eles se merecem.
    É lamental, triste e vergonhoso o governo que temos hoje.

    E somente resta a MANAUS chorar.
    Parabéns SARAFA pelo artigo.

  6. É Sarafa…
    É uma pena ver a situação a que ficou entregue o nosso parque lagoa do Japiim.
    Como pode tanta leniência da prefeitura para algo simples: dar manutenção na estacao de tratamento.
    E o pior de tudo é o dinheiro público indo pelo ralo, apos o investimento aplicado.
    O povo tem o governante que merece.. aliás onde ele está? e o vice? sobrou mais uma vez um tampão.
    Que contraste a inércia dessa administração com a sua… é uma pena!

  7. Prezado Serafim, concordo com tudo que você falou.

    Praça, apesar de que alguns pensem desta forma, não é item supérfluo dentro de uma cidade.
    Tem um papel importantíssimo na auto estima do povo. A simples contemplação já evoca bons sentimentos às pessoas. É pra isso que espaços urbanos como estes precisam ser estimulados e nunca depredados pelo poder público.
    Se quiser conhecer propostas neste sentido por favor converse comigo. Sou recém formado arquiteto e tenho coisas fervilhando na cabeça.

Comments are closed.