Emenda que garante exames de colo de útero vai ajudar no combate ao câncer

Emenda que garante exames de colo de útero vai ajudar no combate ao câncer

Apesar da atual crise de saúde no estado do Amazonas, o deputado Serafim Corrêa apresentou emendas impositivas que possibilitariam diminuir o problema e atender a algumas demandas da população. Uma delas permite a aquisição de equipamentos para o Laboratório Municipal de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho, com o objetivo de realizar exames de prevenção e diagnóstico do câncer de colo útero, causado pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), por meio do papanicolau com citologia em meio líquido, tendo em vista o aumento em 100% da precisão no diagnóstico.

“Esse exame já é feito no laboratório que pertence ao município de Manaus, desde de que eu era Prefeito da cidade. Lamentavelmente, nem no ano retrasado, nem no ano passado, os governos e os secretários de saúde do estado, à época, não tiveram interesse em liberar a emenda. Esse ano, de novo, apresentei uma nesse sentido, que deve ser liberada em favor da Prefeitura de Manaus. Espero que, pelo terceiro ano consecutivo, não exista impedimento para o encaminhamento e execução”, disse Serafim.

De acordo com a médica ginecologista Mônica Bandeira de Melo, entusiasta da iniciativa, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCECON), identifica 200 mortes por ano causadas pelo câncer de colo de útero.

“Sempre apoiei a causa da Dra. Mônica que é uma médica incansável na defesa desse tipo de procedimento. Ressalto ainda a dedicação do diretor da FCECON, Dr. Gerson Mourão, que tem enfrentado inúmeros problemas no hospital, principalmente como a falta de medicamentos, com dedicação, humanidade, carinho e respeito aos pacientes. Reitero que a questão da falta de remédios em nosso estado é grave, bem como no resto do Brasil. O assunto inclusive foi manchete de hoje no site de notícias G1 e no jornal O Globo”, destacou o parlamentar.

As emendas impositivas devem ser executadas até o dia 31 de dezembro de 2019.