Emenda que garante exames de colo de útero vai ajudar no combate ao câncer

Apesar da atual crise de saúde no estado do Amazonas, o deputado Serafim Corrêa apresentou emendas impositivas que possibilitariam diminuir o problema e atender a algumas demandas da população. Uma delas permite a aquisição de equipamentos para o Laboratório Municipal de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho, com o objetivo de realizar exames de prevenção e diagnóstico do câncer de colo útero, causado pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), por meio do papanicolau com citologia em meio líquido, tendo em vista o aumento em 100% da precisão no diagnóstico.

“Esse exame já é feito no laboratório que pertence ao município de Manaus, desde de que eu era Prefeito da cidade. Lamentavelmente, nem no ano retrasado, nem no ano passado, os governos e os secretários de saúde do estado, à época, não tiveram interesse em liberar a emenda. Esse ano, de novo, apresentei uma nesse sentido, que deve ser liberada em favor da Prefeitura de Manaus. Espero que, pelo terceiro ano consecutivo, não exista impedimento para o encaminhamento e execução”, disse Serafim.

De acordo com a médica ginecologista Mônica Bandeira de Melo, entusiasta da iniciativa, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCECON), identifica 200 mortes por ano causadas pelo câncer de colo de útero.

“Sempre apoiei a causa da Dra. Mônica que é uma médica incansável na defesa desse tipo de procedimento. Ressalto ainda a dedicação do diretor da FCECON, Dr. Gerson Mourão, que tem enfrentado inúmeros problemas no hospital, principalmente como a falta de medicamentos, com dedicação, humanidade, carinho e respeito aos pacientes. Reitero que a questão da falta de remédios em nosso estado é grave, bem como no resto do Brasil. O assunto inclusive foi manchete de hoje no site de notícias G1 e no jornal O Globo”, destacou o parlamentar.

As emendas impositivas devem ser executadas até o dia 31 de dezembro de 2019.