Elias quer transformar em lei tarifa social dos ônibus

Na próxima sexta-feira, o vereador Elias Emanuel (PSB) vai promover uma manifestação na Praça da Matriz, Centro de Manaus, pedindo assinaturas da população para que a meia-passagem aos domingos não seja extinta, conforme foi ventilada no dia de ontem (15), durante o fórum que a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) está realizando para discutir o reajuste da tarifa de ônibus.

A iniciativa de Elias, líder de seu partido na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vai coadunar com o projeto de lei nº 155, de sua autoria e apresentada em 6 de maio de 2009, em que pede justamente a transformação em lei desse benefício dominical, instituído na gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB).

A matéria, que estava parada há quase dois anos na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e que havia recebido parecer contrário do relator, o vereador Wilker Barreto (PHS), foi retomada nesta manhã (16), após cobrança do parlamentar que conseguiu inseri-la na ordem do dia como extrapauta. O projeto de lei teve parecer contrário derrubado em plenário e seguiu para a Comissão de Finanças para análise e, posteriormente deve ser encaminhado à Comissão de Transportes da Câmara.

“O que quero é transformar esse benefício em lei e que essa Casa diga se está contra ou a favor da população. Quem me garante se amanhã não vão querer acabar com a integração temporal?”, argumentou o parlamentar. Em seu projeto, ele também quer massificar a prática da integração temporal para que seja amparada por lei.

Em seu parecer, Barreto argumentou que parlamentar não pode legislar em cima de tarifa de transporte coletivo, ato inerente às funções do Executivo. Elias contestou e lembrou que alguns benefícios conquistados no setor, como a meia-passagem para a classe estudantil, partiu da iniciativa do ex-vereador e atual deputado federal Francisco Praciano (PT).

Elias criticou mais uma vez a tentativa da prefeitura e dos empresários de ônibus em reajustar a tarifa de ônibus e a possível extinção da meia-passagem aos domingos, tão logo tenha finalizado uma recente licitação do transporte coletivo. “Quando a esmola é muita, o santo tem que desconfiar”, parafraseou o dito popular para mostrar as verdadeiras intenções da prefeitura nessa ‘ renovação’ do setor na cidade.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.