Elias Emanuel quer ouvir secretários do Bolsa Universidade na Câmara

O vereador Elias Emanuel (PSB) apresentou requerimento, na manhã de hoje (28), à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), solicitando as presenças dos secretários municipais Carlos Alberto De’Carli, que administra a Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica (Semtec) e de Rony Siqueira, que gerencia o Programa Bolsa Universidade (PBU).

Elias Emanuel explicou que a presença de ambos é para explicar denúncias de fraude neste Programa, conforme matérias jornalísticas veiculadas na imprensa local nos últimos dois dias. Aliás, a tônica dos discursos dos parlamentares na sessão de hoje foi toda direcionada à repercussão do escândalo. Tanto que a própria bancada de apoio do prefeito Amazonino Mendes (PTB), endossou o requerimento e também se posicionou favorável à vinda dos dois secretários para prestar maiores esclarecimentos a respeito das denúncias.

O vereador Elias disse ainda que deve ingressar com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) para que o caso seja investigado. O parlamentar questiona também quem serão responsabilizados por esta fraude, uma vez que os bolsistas beneficiados pelo Programa apontados na reportagem, mas que não se encaixam no perfil do PBU, cometeram crime de falsidade ideológica. Além disso, a prefeitura – por meio da Semtec – quem deveria fiscalizar, mas que permitiu que a fraude se realizasse.

“Essa denúncia é algo que sacode o poder público municipal”, acrescentou o parlamentar. Ele também sugeriu que os dirigentes do Programa fizessem um cruzamento entre o parentesco dos beneficiários e de políticos, para verificar até onde vai a ingerência desses entes no processo de liberação do benefício. “Será que estão fazendo com o Bolsa Universidade o mesmo com as ONGs?”, questionou o vereador, em alusão aos diversos escândalos políticos relacionados com Organizações não-governamentais.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.