Elias destaca experiência na JMJ com o Papa Francisco

Maravilhado com a experiência que teve durante quatro dias na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu na semana passada no Rio de Janeiro com a presença do Santo Papa, Francisco, o vereador Elias Emanuel (PSB), relatou sua vivências e impressões destes dias durante seu discurso, hoje, 29, na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Para o  parlamentar, esse acontecimento não foi apenas um momento histórico para a Igreja Católica, mas também para o Brasil. Ele afirmou que ficou bastante sensibilizado com a força da fé e simplicidade do Sumo Pontífice. “Apesar de ser um chefe de Estado e autoridade máxima da Igreja Católica, se colocou numa posição de igual a todos para a construção de uma nova Igreja e ainda pediu que rezassem por ele”, relatou.

Elias, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso da Câmara, ressaltou a bela mensagem do Papa para que o mundo não marginalize as crianças, os jovens e os idosos, porque eles são a base para a construção de um mundo melhor. “Durante vários momentos da Jornada, o Papa pediu que os jovens ouvissem os velhos e que aprendam com a experiência de vida dos idosos”, ressaltou o vereador.

Francisco também chamou a atenção para que os jovens, não só do Brasil, mas do mundo, não se deixem manipular pelo sistema, mas que sejam protagonistas na construção de um novo mundo.

Nos quatro dias em que participou dos eventos da Jornada, o vereador Elias Emanuel acampou com outros amazonenses católicos que foram ao Rio numa casa no bairro de Botafogo, Zona Sul carioca, a 20 minutos do local onde tudo acontecia: a praia de Copacabana. “Apesar da multidão, mais de 3 milhões de fiéis, o clima no Rio de Janeiro era de paz”, ressaltou o parlamentar.

O vereador, que é católico praticante, afirmou que o Papa, durante seus discursos, também mexeu nas colunas da Igreja ao orientar que os servos de Deus têm que estar nas ruas, acompanhando o povo e ouvindo seus anseios. “Aquele homem (Papa) banhado pelo Espírito Santo é um serviçal na construção da Igreja”, disse Elias.

Durante sua estada no Rio, o vereador contou com a companhia de jovens e padres de diversas paróquias e comunidades católicas de Manaus, a exemplo da Paróquia de Santo Afonso, na figura do padre Charles; da Igreja de São José da Zona Leste, que levou um grupo de jovens; a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios; e também da Igreja de São Sebastião.