Elias denuncia gravação envolvendo SMTU

Durante uma reunião na última sexta-feira à tarde, 12 de agosto, entre o superintendente municipal de Transporte Urbano, Marcos Cavalcante e cooperados do sistema de transporte executivo de Manaus, o dirigente escancarou a farsa que foi a licitação do transporte coletivo, promovida pela prefeitura no primeiro semestre deste ano.

Nesta reunião, cuja gravação chegou às mãos do vereador Elias Emanuel (PSB), teve ainda a presença do empresário Algacyr Gurgacz, um dos proprietários da extinta União Cascavel (Eucatur) que, nesta ocasião representava o complexo de empresas Transtol, Rondônia e Nova Integração, três das nove empresas que ganharam o processo licitatório do setor e atual face da antiga Eucatur.

De acordo com denúncias de cooperados e conforme a própria gravação, Cavalcante coagiu os permissionários a firmar contrato de aluguel com estas três empresas mais a Global (antiga Vitória Régia), até a próxima quarta-feira, 17, para fornecimento de mais de 40 ônibus executivos, ano 2011, a fim de que possam cumprir a cota de veículos Transporta, exigidos no edital de licitação para as vencedoras. O contrato entre as partes será avalizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da SMTU.

O Transporta é um sistema criado para transportar portadores de necessidades especiais e doentes em tratamento para que possam realizar suas consultas e acompanhamentos médicos sem necessitar lançar mão dos veículos do transporte coletivo convencional. Os microônibus do projeto vão buscar os pacientes em casa para levá-los ao local de tratamento e, vice-versa.

Segundo fala de Cavalcante, ele confirma que as ‘novas’ empresas do sistema não têm saúde financeira para adquirir estes microônibus, por isso a necessidade do contrato de aluguel.

Conforme a denúncia, os cooperados foram encostados na parede pela prefeitura: ou assinam contrato com as grandes do transporte coletivo de ônibus ou saem de circulação do sistema executivo. O preço do aluguel seria de R$ 7,2 mil mensais.

Cavalcante anunciou ainda que a prefeitura vai licitar os ônibus do sistema executivo e que somente 50 veículos dos atuais 265 irão rodar no trânsito local e confirmou que a tarifa de ônibus vai ser reajustada a R$ 2,75 e passará a vigorar a partir de 1º de setembro, dentro de 17 dias, quando os novos ônibus e as ‘novas empresas’ serão oficializadas no sistema de transporte coletivo de Manaus.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.