Elias cobra agilidade da PMM quanto à regulamentação dos mototaxistas

O vereador Elias Emanuel (PSB) cobrou, na manhã de hoje (12), a regulamentação da profissão de mototaxista por parte da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), que ainda tem mais um mês, conforme prazo regimental dado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) para efetivar a questão.

No último dia 3 de maio, os vereadores aprovaram em plenário, após exaustiva e extensa discussão, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (Lomam) da vereadora Socorro Sampaio, que criava a profissão de mototaxista e deu um prazo de três meses, até 3 de agosto deste ano, para que a prefeitura regulamentasse o tema.

A cobrança do parlamentar se dá pelo fato de que muitos casos de violência, assaltos e crimes ocorridos nos últimos meses na capital amazonense têm como protagonistas pessoas “travestidas” de mototaxistas e que se infiltram no meio dos mais de 12 mil homens que se ocupam desse ofício na cidade.

Segundo o parlamentar, líder da oposição na Casa, levantamentos feitos pelas Polícias Civil e Militar apontam que boa parte dos crimes praticados por homens em cima de motocicletas estão vestidos com uniformes de mototaxistas e a inexistência de um instrumento legal às vítimas inviabiliza denuncias dos “pseudomototaxistas”.

“A ausência de regulamentação desta profissão fomenta essa criminalidade em Manaus. A prefeitura tem que dar uma resposta e não pode ficar focada somente na chegada dos novos ônibus do transporte coletivo. Não podemos permitir que marginais se utilizem desse mecanismo”, observou o vereador.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.