É assim que querem a unidade?

Transcrito de O GLOBO de hoje:

Em reação a Ciro, governo pressiona PSB nos estados

PT ameaça romper alianças regionais depois de declarações do deputado

De Gerson Camarotti:

Diante do bombardeio do deputado e ex-ministro Ciro Gomes (PSB) para manter sua candidatura presidencial, o Planalto decidiu mudar de estratégia: agora vai jogar pesado com o PSB e tentar sufocar o partido, principalmente dificultando as alianças regionais.

O governo fará forte pressão em Pernambuco, onde o governador Eduardo Campos, presidente do PSB, vai tentar a reeleição com o apoio do PT. Também deve jogar pesado em estados como Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe, ameaçando dificultar acordos regionais já adiantados.

A estratégia, com isso, é repassar para o PSB o ônus político da retirada da candidatura de Ciro.

A reação se dá após dias seguidos de ácidas críticas de Ciro ao PT, ao PMDB e, principalmente, ao próprio Lula. O tom enfático do deputado pegou de surpresa o governo e o PT. Segundo um ministro, não se esperava que ele fosse tão duro.

– Esse é o estilo de Ciro. Temos que ter paciência. Ele tenta consolidar sua candidatura. Mas essa negociação tem que passar pelos partidos, pelos governadores e pelos arranjos políticos regionais, para só depois consolidar o quadro nacional – comentou o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), alertando: – Quem é governo não deve se dividir.

No Ceará, vários petistas já ameaçam retirar apoio à reeleição do governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro. No Rio Grande do Norte, a governadora Wilma Faria (PSB) quer fechar aliança com o PT para disputar uma vaga para o Senado. E, em Sergipe, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB) deseja tentar a reeleição com o apoio do governador Marcelo Déda (PT-SE). O PT ameaça dificultar até mesmo alianças para as eleições proporcionais, o que prejudicaria a eleição de deputados federais pelo PSB.

Comentário: Por esse caminho, o da pressão, não vão conseguir nada. Ou melhor, vão transformar aliados fiéis em adversários. Mas se querem…..

3 thoughts on “É assim que querem a unidade?

  1. Como sempre venho dizendo, enquanto o rigoleto lula continuar querendo ser o dono do mundo, a política de alianças partidárias continuará deteriorada.
    Nas ultimas eleições para prefeito aqui em Manaus, houve a prova.
    A dilma que o lula está empurrando aos petistas goela abaixo não possui história política para tanto, aliás…
    Existem outros petistas que poderiam ser indicados e aí quem sabe, poder-se-ia pensar em alianças.
    Sou totalmente a favor da postura atual do Ciro Gomes e marcho com Ele para presidente e com o Sarafa para governador do Amazonas.

  2. Pelo amor de Deus, investiguem o desvio do proto de Urucurituba…
    tem um desvio de mais de 5 milhoes e nao tem nada construido.

  3. Grande Serafim

    Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo excelente projeto dos viadutos em Manaus. Tenho usado em dias e horas diferentes o complexo viário do Coroado para ir ao Distrito Industrial e não levo mais do que 10 minutos. O que me deixa mais chateado é ver essa Administração (que passou 20 anos no poder)se vangloriar da entrega do sistema viário sem ter a humildade de citar o nome de quem realmente o idealizou.
    Sarafa, grite aos quatro cantos que foi na sua Administração que Manaus teve pela primeira vez um projeto de viabilização do sistema viário como um todo e que infelizmente não deixaram você concluir.

Comments are closed.