Dom Pedro. 40 anos.

Por Marcelo Ramos

Ontem (20.03) o Conjunto Dom Pedro completou 40 anos da sua fundação. A data resgata meus tempos de menino já que lá cheguei aos 6 anos de idade, em 1979. Eram tempos em que pude curtir minha infância e adolescência brincando nas ruas, jogando bola no asfalto, soltando papagaio, correndo na manja ou andando de bicicleta. Bons tempos…

Infelizmente, além da minha meninice e adolescência, o tempo também levou a tranquilidade que permitia as brincadeiras de rua e a liberdade moleca das nossas crianças. A violência usurpa nosso direito de viver e se divertir em comunidade.

Com o crescimento da insegurança, muitos moradores do bairro buscaram soluções individuais para o problema, aumentaram seus muros, instalaram cercas elétricas e portões automáticos, trancaram seus filhos em casa, substituindo as brincadeiras de rua pelo vídeo game ou o computador, afastando-se cada vez mais da convivência comunitária. Nenhum resultado, a violência só aumentava.

Em 2009 começamos um esforço de resgate da convivência e da mobilização comunitária, reunindo mensalmente os moradores para diálogo e acompanhamento das ações de segurança pública no bairro. Além da segurança dialogamos e buscamos soluções sobre os demais problemas da comunidade, com esgoto, limpeza pública, buracos. Com a participação da comunidade as melhorias ainda são tímidas, mas começam a aparecer.

Espero poder fazer da minha vida pública um instrumento de resgate daqueles meus tempos de menino, para que possamos reconstruir juntos a história de um bairro tranquilo, formado por famílias solidárias, trabalhadoras e que desejam uma vida em paz.

Parabéns a todos os moradores e moradoras do Dom Pedro, em nome do Sr. Conde da Panificadora Conde e do Sr. Antônio do Espantalho Pneus, dois moradores do bairro que cresceram no trabalho e na valorização da família e que sempre estão dispostos a contribuir com as ações comunitárias.

Marcelo Ramos é advogado e deputado estadual pelo PSB. www.deputadomarceloramos.com.br