Do Blog do Moreno

GERSON CAMAROTTI

Há forte desconforto no Palácio do Planalto com as articulações de integrantes do PMDB para tentar aprovar uma emenda constitucional que permita o presidente Lula disputar o terceiro mandado. Avaliação reservada feita no núcleo do governo é de que o PMDB já trabalha para enfraquecer a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pois a tese do terceiro mandato como alternativa para 2010 fragiliza politicamente a candidatura presidencial da ministra palaciana.

O autor da emenda do terceiro mandato é o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), que está recolhendo assinaturas. Mas auxiliares próximos do presidente Lula já identificaram que esta articulação é avalizada nos bastidores pelos caciques peemedebistas, apesar da negativa de integrantes da cúpula do partido. Para o Planalto, foi a forma encontrada pelas principais lideranças da legenda para fortalecer o PMDB não só nas negociações pelo espaço no governo, como também nos debates de 2010.

Já no PT, a reação foi ainda mais forte. O entendimento é que ao tentar desestabilizar a candidatura da ministra Dilma, o PMDB já prepara um discurso para abandonar o palanque petista no próximo ano. Integrantes do governo também identificaram esse mesmo movimento: o PMDB faz um movimento para rifar a candidatura de Dilma, cair fora e, na seqüência, criar condições para uma candidatura alternativa.

3 thoughts on “Do Blog do Moreno

  1. Agora o Brasil vai virar uma Venezuela? O Presidente Lula já teve a sua oportunidade deu a sua parcela de contribuição para a nação, agora é dá a vez para outro, vivemos numa democracia e não em uma ditadura, o povo Brasileiro dever reagir contra essa tentativa de perpetuar o presidente Lula na Presidência. Antes de ser eleito Presidente da Republica ele era contra inclusive a re-eleição, agora que mudou, assim não dá.Tchau Lula!.

  2. Um terceiro mandato de Lula é um golpe contra a democracia, bem como a aprovação da reforma política onde querem incluir voto em lista fechada. Caso isso seja aprovado nunca haverá renovação política no Brasil.

  3. Discordo Carlos Rivera, não da tese de terceiro mandato, a qual também rejeito veementemente, mas da proposta de reforma política com voto em lista fechada e financiamento público de campanha.

    O sistema eleitoral brasileiro está falido, isso é fato. Vota-se em um candidato e acaba-se elegendo outro, devido às regras de coligação e proporcionalidade.

    Ainda, financiamento privado de eleições mesmo os legais, comprometem com suspeitas o parlamentar desde o início do mandato, tornando-o presa de lobbies. O poder econômico campeia em nosso sistema eleitoral.

    A respeito de listas fechadas, minha opinião é que o sistema político brasileiro é partidariasta e os debates e votação devem acontecer, democraticamente, dentro dos partidos o que exigirá participação dos filiados fortalecendo a democracia desde às prévias partidárias.

Comments are closed.