Dia da vida

marinasilva2SEM ÁGUA não existe vida, saúde ou desenvolvimento sustentável. Se a água for mal tratada e mal gerida, pode ser morte, doença e desigualdade social. E, a cada ano que passa, torna-se maior o complexo desafio para o homem tratar da questão da água em um cenário de industrialização, de urbanização e de mudanças climáticas.

Todos os cenários vislumbrados para o Brasil, no âmbito das mudanças climáticas, apontam para alteração do padrão de chuvas no ano. Avaliando-se o que já acontece hoje em todas as regiões do país, é de se esperar que aumentem os efeitos desastrosos desses fenômenos naturais.

Historicamente, temos tratado a água como um recurso inesgotável.

Embora vivamos em um planeta cuja superfície é ocupada por cerca de dois terços de água, esquecemos que apenas 0,09% dessa água pode ser aproveitada para consumo do homem. E há uma parte significativa que já foi poluída ou degradada pela ação humana.

O Brasil é favorecido com o maior volume de água doce do planeta. Entretanto, difundiu-se aqui, desde Pero Vaz de Caminha, a falsa ideia de abundância. É enganosa a ideia, uma vez que a distribuição é desigual e a maior parte da água está concentrada na bacia amazônica.

Como destino natural das águas de chuvas em um território, os rios, os lagos e os mares trazem em suas entranhas as marcas e os reflexos das atividades humanas. Os rios traduzem, assim, as virtudes e as mazelas de nossa relação com o meio ambiente. Viram o melhor indicador do gerenciamento e da consciência ambiental de uma sociedade. Sob essa perspectiva, há pouco a festejar e muita preocupação com o Dia Mundial da Água, celebrado hoje. Para se ter uma ideia, a maior parte do esgoto gerado nas cidades é despejado sem tratamento nos cursos d’água.

Nas últimas décadas, o Brasil avançou na criação de um aparato legal e institucional que permite gerenciar, de forma adequada, as águas do país. É um sistema que exige a participação cidadã e a consideração das diferentes situações regionais.

Com esse sistema implantado, certamente o Brasil estaria mais bem preparado para enfrentar os desafios que se avizinham. No entanto, o batalha é ainda imensa, já que a questão da água ainda não ocupa a prioridade que deveria ter para os gestores públicos.

Fizemos o Plano Nacional de Recursos Hídricos com intensa participação da sociedade. Agora precisamos enfrentar o grande desafio de implementá-lo. Saneamento básico é a prioridade, investimento obrigatório para quem deseja uma sociedade que sabe cuidar das suas águas em benefício de seus cidadãos.

6 thoughts on “Dia da vida

  1. Gostariamos que a candidata Marina Silva, uma pessoa por sinal, que admiro muito, viesse a capital amazonense, para ouvimos melhor sua proposta junto a população, sobre temas polemicos como a situação dos arrozeiros de Roraima na area indígena raposa serra do sol,sobre a construção dos portos das lajes, sobre o impacto ambiental da hidrelétrica do rio madeira, enfim, assuntos ambientais é que não faltam…

  2. Muito me preocupa Manaus não possuir estações de tratamento de esgoto e resíduos, são jogados diariamente no Rio Negro milhões de toneladas de lixo, resíduos industriais e esgotos domiciliares sem qualquer tratamento, até quando a natureza irá suportar esta agressão?. No Brasil primeiro se polui, destroem as nascentes dos rios, então quando estão mortos tentam salva-los a custos milionários como é o caso do Rio Tietê em São Paulo. Lembro com saudades da Ponte da Bolívia, do Igarapé do Parque Dez, do Tarumanzinho, da Cachoeira do Tarumã, os dois eram Cartão Postal da Cidade de Manaus em um passado recente todos tinham as suas águas limpas onde a população se refrescava do calor Amazônico nos finais de semana, hoje todos sem exceção estão poluídos e se transformaram em meios de transporte de esgotos, fruto da irresponsabilidade de governos que não se preocuparam em preservar o patrimônio hídrico da cidade. Do jeito que a coisa vai em breve teremos que importar água, de onde? Pois recentemente ficou comprovado que o rio Amazonas é o maior rio do mundo em extensão e em volume de águas. No dia mundial da água os rios do Amazonas pedem socorro!

  3. Taí! Serafim, porque não apóia a Marina para Presidência da República ao invés do jose serra inimigo da Zona Franca, Policiais e dos Professores…
    Tenho certeza que terá nosso apoio em massa de todos os Policiais, Industriários e dos Louvável Professores Heróis que cuidam com carinho da educação dos jovens em geral.

    Fica minha sugestão, só os Sábios estão disposto
    a aceitar a opinião do povo!!!

    Cordialmente!!!

  4. Vejam este vídeo paralisação Nacional Das Policiais, mas um vergonha para o Governo do PT e do PSDB que são contra a PEC 300 dos Policiais
    do Brasil!!!

    Vejam o vídeo no site abaixo!!!

    Greve Geral o País vai ficar um caos!!!

    A violência já está em alta sem greve, agora
    com greve vai Disparar!!!

  5. marina, vai tomar agua, pois teu discurso é mui gasguito e enfadonho. e orio acre, como está???

Comments are closed.